Fábio Meireles quer ação efetiva para detectar abusos sexuais em crianças e adolescentes
Preocupado com a situação de crianças e adolescentes matriculadas nas escolas do município de Aracaju no tocante à prática de abuso sexual, o vereador Fábio Meireles (PPS) quer instituir um mês voltado ao atendimento direto desse público no ambiente escolar.
Um projeto de lei de sua autoria, cria no Calendário Escolar, o Mês Municipal de Acompanhamento Social, Psicológico e Terapêutico, com o objetivo de detectar todo e qualquer tipo de situação de abuso que acomete os estudantes e que, por razões diversas, não são denunciados.
"Sabemos que, na maioria das vezes, o abusador está bem próximo e nada é feito porque a criança não fala. A ideia é identificar e punir esses algozes. O ambiente escolar favorece essas denúncias por ser a segunda casa dessas crianças", destaca o vereador.
Além disso, o projeto também visa combater e prevenir problemas de ordem psicológica, adquiridos por situações de vulnerabilidade às quais as crianças estão submetidas em seus lares ou em suas comunidades.
Pelo projeto, serão disponibilizados psicólogos, assistentes sociais e psicoterapeutas especializados, além de representantes dos Conselhos Tutelares.
“Um grande aparato para garantir o crescimento seguro dessas crianças”, disse o vereador, ressaltando a responsabilidade que todos devem ter no sentido de preservar a integridade física e psicológica de crianças e adolescentes.