Fábio Meireles pede que governador não decrete lockdown e toque de recolher

por Leilane Coelho — publicado 04/03/2021 12h15, última modificação 04/03/2021 13h50
Fábio Meireles pede que governador não decrete lockdown e toque de recolher

Foto: Ascom/CMA

Na manhã desta quinta-feira, 4, o vereador Fábio Meireles (PSC) utilizou o Grande Expediente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) para mostrar oito gráficos com dados da Covid-19 em Sergipe e pedir ao governador que não decrete lockdown e toque de recolher.

O parlamentar, ao utilizar a palavra, expôs dados oficiais para explicar o seu ponto de vista. “Vou trazer aqui os dados para que os senhores entendam, por exemplo, quanto a questão da evolução do total de teste aplicados, de novembro para dezembro 18% a mais das pessoas foram testadas, de dezembro para janeiro 15% e de janeiro para fevereiro apenas 9%. O que isso nos mostra é que apesar dos testes estarem disponíveis houve queda na sua procura, pois, possivelmente, menos pessoas apresentaram sintoma de covid”.

Fábio também apresentou gráficos que apontavam a queda no número de casos. “O número de casos diminuiu. Entre dezembro e janeiro foram 24.912 casos, já entre janeiro e fevereiro 13.994 casos, uma queda de 43%. Nos dois primeiros dias de março foram 956 casos confirmados, menos que nos dois primeiros dias de fevereiro que foram 1.194 casos”.

O parlamentar também apresentou o número de óbitos. “A evolução de óbitos mostra queda na letalidade. De dezembro para janeiro foram 302 óbitos, já de janeiro até 02/03 foram 198 óbitos, neste caso uma queda de 34,4% no número de novos óbitos”.

Ao mostrar o quarto gráfico, Fábio trouxe a média de casos confirmados. “DE janeiro para 02/03 a média de casos confirmados diminuiu 40,4%”.

No quinto e sexto gráfico foram abordados dados sobre a ocupação de UTIs e enfermarias no âmbito público e privado. “Os dados mostram que entre janeiro e os primeiros dias de março foram abertos 48 novos leitos de UTI, ou seja, houve ampliação dos leitos para melhoria da capacidade de atendimento. Os dados também mostram que no fim do mês de fevereiro, Sergipe tinha 295 leitos de UTI, destes 196 ocupados, o que corresponde a 66,4% da ocupação. No dia 02 de março 302 leitos de UTI e 211 ocupados, uma taxa de 69,9% de ocupação. Especificamente, UTI SUS a taxa de ocupação em 02/03 é de 60,8% e no setor privado 82,3%”.

Já no sétimo gráfico, o parlamentar abordou dados de internações e leitos. “Em 02/03, apesar da taxa de ocupação ser de 69,2% (público e privado), Sergipe possui 190 vagas disponíveis entre UTI e enfermaria Covid. A lógica é que está abrindo leito à medida em que se aumenta a necessidade”.

Ao apresentar os dados, Fábio foi enfático ao mostrar seu ponto de vista. “Eu me importo com a vida, eu não estou aqui apresentando só números. O que eu quero pedir é que o governador enrijeça as medidas sanitárias, que aumente a fiscalização, mas que não decrete nem lockdown e nem toque de recolher, pois isso traria danos a muitos sergipanos. Eu mostrei um gráfico que mostra que de todos os estados do Brasil, Sergipe é o único que não está em emergência. Reafirmo que não é tempo de relaxar, pelo contrário temos de endurecer a fiscalização, mostrar pulso firme e, que aqueles que forem irresponsáveis sejam punidos. Vejam o gráfico oito que mostra que a taxa de ocupação de leitos de UTI comparado a outros Estados do Brasil está verde, enquanto os outros estão vermelho e amarelo.”.

Por fim, Fábio apresentou dados do IBGE sobre desemprego. “No terceiro trimestre de 2020, o IBGE constatou que, em Sergipe, 32 mil pessoas ficaram sem ocupação, ou seja, sem atividade laboral, essas pessoas não são só de carteira assinada, mas comerciantes, ambulantes e trabalhadores informais”.