Fábio Meireles chama a atenção para aumento de doenças virais

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 07/11/2019 14h08, última modificação 07/11/2019 14h08
Fábio Meireles chama a atenção para aumento de doenças virais

Foto: Gilton Rosas

O vereador Fábio Meireles chamou a atenção da população sergipana sobre o considerável aumento das doenças virais como dengue, sarampo e chikungunya. Ele citou dados da Secretaria de Estado da Saúde, divulgados por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde, que apontam para a confirmação de 4.516 casos de dengue.

“Desses números, são 4.022 de dengue clássica; 34 considerada grave e 13 registros de mortes. Outros 1.478 casos continuam sob investigação. São dados que nos assustam e que carecem de uma atenção de cada um de nós”, disse o parlamentar.

Meireles enfatizou que a taxa de incidência por 100 mil habitantes é de 257,8. “E segundo a Secretaria, a faixa etária mais acometida é a de menores de 14 anos. Ou seja, as nossas crianças e adolescentes estão em situação de maior vulnerabilidade. Não podemos brincar com isso. É preciso que cada um faça a sua parte e juntos possamos combater esse mosquito”, disse, referindo-se ao Aedes Aegypti, transmissor da dengue e da chikungunya. “Outro dado preocupante é que já são mais de 250 notificações da chikungunya, com 150 casos confirmados”, destacou o vereador, lembrando que Aracaju é o município com maior incidência em relação às duas doenças.

Fábio falou que, apesar da informação de que o número de notificações para a Dengue tem reduzido, não se pode descuidar, considerando que pode haver oscilação nesse quadro. “Então, precisamos estar atentos e adotar medidas simples em nossas casas, como evitar o acúmulo de água, colocar areia nos pratos dos vasos de plantas, onde a água fica retida, recolher copos descartáveis, tampinhas, garrafas e outras coisas que podem acumular água dentro, colocar desinfetante nos calhas e bicas, dentre outras pequenas iniciativas”, citou.