Fábio Meireles chama a atenção para a importância de vacinação

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 04/09/2018 11h36, última modificação 04/09/2018 11h36
Fábio Meireles chama a atenção para a importância de vacinação

Foto: César de Oliveira

Pai de Rebecca e de Fábio Júnior, o vereador Fábio Meireles (PPS) alertou hoje (3) para a importância de vacinar as crianças contra doenças como o sarampo e poliomielite. “A campanha de imunização estendida finalizou no sábado passado, mas os postos continuarão recebendo as crianças, que ainda não foram vacinadas, até o dia 14 de setembro”, disse Fábio, ressaltando os riscos que essas doenças propiciam.

Ex-agente Comunitário de Saúde, Fábio ressaltou que as crianças estão mais suscetíveis a várias doenças e, sem estarem protegidas, através da imunização, elas podem adoecer e comprometer outras crianças, especialmente, em ambientes fechados como escolas e creches. “A única forma de proteger é imunizando”, afirmou.

Fábio observou que as vacinas ofertadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) estão disponíveis durante todo o ano. “Não há motivo para ignorar a importância da vacinação. Essa é a única forma de garantir a saúde das nossas crianças”, disse o parlamentar.

Além de Aracaju, os municípios de Capela, Laranjeiras, Nossa Senhora das Dores, Gararu, Tomar do Geru, Propriá e Cedro de São João não atingiram a meta mínima de vacinação. “No total, o Estado de Sergipe atingiu a meta do Ministério da Saúde, vacinando 95% das crianças na idade estabelecida, mas precisamos fazer um esforço maior e conseguir que esse objetivo seja cumprido em todos os 75 municípios”, disse.

Média – A média nacional de vacinação está em 88% e somente sete Estados atingiram a meta do Ministério da Saúde de vacinar, pelo menos, 95% do público-alvo. Com isso o Ministério da Saúde prorrogou a campanha contra pólio e sarampo até dia 14 de setembro.

Até o momento, mais de 1,3 milhão de crianças não recebeu o reforço dessas vacinas. A recomendação é que Estados e municípios façam busca ativa para garantir que o público-alvo da campanha seja vacinado.