Estudantes recebem premiação do Concurso de Poesia Governador Marcelo Déda
A Câmara Municipal de Aracaju realizou nesta sexta- feira, 2, a solenidade de premiação da 5ª edição do Concurso de Poesia governador Marcelo Déda. 299 estudantes participaram do concurso, sendo que os três primeiros colocados receberam certificados e premiação, que consistiu em um notebook e dois tablets (confira abaixo os nomes de cada estudante e suas escolas). Pais e orientadores dos estudantes também acompanharam a cerimônia na qual os ganhadores declamaram suas obras.
O vereador Fabiano Oliveira presidiu a mesa, ao lado das vereadoras professora Ângela Melo e Linda Brasil. Também compuseram o dispositivo a secretária adjunta da Secretaria Municipal de Educação, Antônia Arimatéria, o superintendente de Relações Institucionais da Câmara de Aracaju, ygor Santana e a representante da Academia Aracajuana de Letras, a acadêmica Lara Aguiar. Os vereadores Sargento Byron e Pastor Diego também compareceram ao evento.
Fabiano explicou que o concurso é um desafio voltado aos alunos do ensino fundamental da rede municipal de Aracaju, cujos trabalhos foram avaliados por uma comissão julgadora composta pelos vereadores Ângela Melo (PT), Professor Bitencourrt (PDT), Fabiano Oliveira (PP) e Linda Brasil (PSOL), além dos servidores do Parlamento municipal, Caio Rafael, Erivelton Gois e Wilma Ramos.
"É um momento de celebrar a educação e a cultura e a Câmara cumpre o seu papel, participando da comissão julgadora. É uma homenagem a Marcelo Déda, esse grande e permanente homem, com quem pude conviver, como cidadão, empresário e homem público, quando fui deputado estadual", disse o parlamentar.
O vereador Fabiano Oliveira ainda lembrou que, quando Déda fazia os seus pronunciamentos, ele falava como um grande poeta, tendo sido considerado um dos grandes oradores do país. "A gente ia ver sempre ele discursando. E era também um homem que celebrava o compromisso de fazer política sabendo respeitar os adversários. Déda sempre tratou todos com igualdade. Celebrar esse momento da cultura, da educação e poder celebrar que Déda está entre nós. Parabéns aos alunos e a este parlamento e vamos celebrar sempre a vida, pois a vida é uma poesia", concluiu o parlamentar.
A secretária adjunta da Educação, Antônia Arimatéria, homenageou e saudou a todos os alunos, aos quase 300 que participaram da 5ª edição do concurso e especialmente aos três primeiros colcados. Ela também destacou a importância da presença dos pais dos alunos.
"Somos todos vitoriosos, porque estamos aproveitando esse dia e este momento para lembrar o saudoso Marcelo Déda, que era um grande exemplo, que mostra a importância que tem a educação na vida de uma pessoa. Lembramos de Marcelo Déda com alegria pela vida e pelo exemplo que ele nos deixa, mostrando que é possível se constituir no espaço que passamos com esse exemplo, essa garra que Déda nos deixa. Continuem fazendo o melhor de vocês, porque vocês já são vitoriosos por estarem estudando", falou a secretária
A vereadora Professora Ângela saudou e agradeceu aos presentes e falou sobre a importância da escola pública na vida das pessoas. "Esse prêmio é importante pela valorização da escola pública e de quem está nela", disse ela, destacando também o trabalho dos professores da rede pública, principalmente durante o período de pandemia da covid-19. Ela ainda saudou o papel dos pais e mães. Sobre Déda, Ângela lembrou que o ex-governador era um pesquisador da cultura, das artes, do cinema.
A vereadora Linda Brasil também parabenizou todos os participantes, professores e pais dos estudantes. Ela destacou o tema deste ano, o amor. "O amor transforma nossas vidas", destacou. Sobre Déda, Linda falou: "foi o maior político que Sergipe já teve, por sua oratória, sua participação nas pautas sociais".
O superintendente de Relações Institucionais da Câmara de Aracaju, Ygor Santana, também saudou os presentes e parabenizou os ganhadores. "Emocionei-me com o vídeo dos ganhadores na escola, estou feliz de participar da entrega desse prêmio. Está de parabéns a Casa, que a iniciativa permaneça, dure e prossiga, que venham mais crianças, mais jovens. A Câmara entrega um prêmio simbólico, mas o maior prêmio de vocês é o conhecimento, a leitura", explicou.
A chefe da Assessoria de Serviço Social da Casa, Eliane Maria de Jesus, destacou o trabalho da equipe que organizou a premiação. "Agradeço a Casa pela confiança depositada na equipe do Serviço Social, nesse projeto que envolve todos os setores da Câmara de Aracaju". Ela também mostrou a importância da produção literária dos estudantes, por refletirem a vida e o cotidiano dos jovens.
O caderno virtual de poesias produzidas pelos alunos está disponível no site da Câmara: www.aracaju.se.leg.br .
Vencedores
1° Lugar
Autor: Gustavo Lima Almeida
Título da obra: Educação: asas da liberdade
Escola Emef Profa. Maria Thétis Nunes
2° Lugar
Autor: Leonardo Gabriel Brito Campos
Título da obra: A partida da vida
Escola Emef Anisio Teixeira
3° Lugar
Autor: Kethelen Kaweny Silva Dias Reis
Título da obra: Cansada!
Escola Emef José Conrado de Araujo
Premiação
A título de premiação, aos vencedores do Concurso serão concedidos os seguintes prêmios:
1º colocado – 01 Notebook;
2º colocado – 01 Tablet;
3º colocado – 01 Tablet.