Estudantes participam do Projeto Conhecendo o Parlamento
por Lucas Oliver- Assessoria de Comunicação da Escola do Legislativo
—
publicado
28/10/2024 07h00,
última modificação
04/11/2024 17h19
Na manhã desta quinta-feira, 6, cerca de 40 jovens da Escola Estadual Goncalo Rollemberg participaram de mais uma edição do Projeto Conhecendo o Parlamento, ministrado pela Escola do Legislativo Professora Neuzice Barreto de lima, unidade vinculada à Câmara Municipal de Aracaju (CMA).
Na ocasião, os jovens tiveram a oportunidade de entender sobre o Poder Legislativo com a palestra conduzida pelo diretor da Escola do Legislativo de Aracaju, Vander Costa. “A nossa palestra é dividida por blocos, o primeiro a gente fala sobre a origem do parlamento, envolvendo as disciplinas de geografia e historia, logo em seguida, os alunos são divididos por grupos formando chapas para a eleição do vereador do futuro e, por último, eles participam da eleição após ouvir as propostas dos candidatos”, explica.
A coordenadora do centro de excelência, professor Gonçalo Rollemberg Leite, Edna Reis, destaca a iniciativa da Escola do Legislativo de Aracaju. “Este projeto reúne a teoria e a prática, afinal, dentro do nosso planejamento pedagógico, debatemos sobre política no dia a dia e hoje os alunos puderam vivenciar e praticar simulando uma eleição, com propostas e votos. É um projeto que complementa o que ensinamos dentro do ambiente escolar”, diz.
Já a vereadora do futuro, a estudante Gabriele Oliveira, do 1º ano C, comenta sobre sua felicidade em ter participado do projeto Conhecendo o Parlamento. “Fiquei contente em ser eleita por meio das minhas propostas. Além de ter a oportunidade de aprender sobre parlamento e as funções do prefeito, do vereador e do presidente”, diz.
O diretor da Escola do Legislativo, Vander Costa, pontua sobre a importância do Parlamento Digital. “Este projeto nasce com o objetivo de receber os alunos, prioritariamente, da rede pública para que eles tenham uma vivência política, além de falar sobre representatividade política e a importância do parlamento, finaliza.