Estudantes da rede pública de Aracaju conhecem o funcionamento do Parlamento Municipal
Alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Rachel Cortes Rollemberg tiveram um dia diferente. A sala de aula e a matéria escolar foram trocadas pela vivência e a oportunidade de conhecer as dependências e o funcionamento da Câmara Municipal de Aracaju (CMA).
Ao todo, 21 alunos do 4º ano puderam acompanhar a Sessão Ordinária desta quarta-feira, 10, direto da galeria da Câmara, uma experiência única e que vai ficar na memória desses jovens, que são o futuro da sociedade. “É uma experiência única e que vai fazer com que os alunos criem raízes e possam conhecer, de perto, como funciona o Poder Legislativo”, afirmou a professora da turma, Verônica Telles Amanda Guaraná, que acompanhou os alunos ao lado do diretor da escola, George Muniz Barreto.
Além de assistirem parte da Sessão, os estudantes foram recebidos no gabinete pelo presidente da Casa, vereador Ricardo Vasconcelos (Rede), que falou sobre a importância de acompanhar a política. “É muito importante que vocês possam acompanhar a política desde cedo, pois vocês podem, no futuro, serem um vereador, prefeito ou eleitos para qualquer cargo público”, disse Ricardo aos jovens.
E a vinda dos alunos não ficou só no campo de uma simples visita. Depois de conhecerem o funcionamento do Parlamento, os jovens exerceram a cidadania e apresentaram solicitações de melhorias na escola. “Essa troca de informação é muito importante e esses jovens já entendem essa importância porque aproveitaram a visita e trouxeram a reivindicação da cobertura da quadra esportiva, porque é difícil fazer atividades físicas debaixo de um sol escaldante e vamos solicitar à Secretaria de Esportes, à Emurb e ao prefeito Edvaldo Nogueira, para que possam cobrir o espaço”, assegurou Ricardo Vasconcelos.
Os estudantes também puderam conhecer setores importantes da Câmara como o legislativo, responsável por organizar toda a pauta de votação.