"Estão destruindo a Amazônia", alerta Anderson de Tuca para conscientização ambiental

por Neto Menezes, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 24/06/2020 13h40, última modificação 24/06/2020 13h40

Foto: Ascom CMA

Nos últimos anos, de acordo com estudos realizados por cientistas e publicados na revista Nature Communications, a floresta amazônica vem sofrendo danos considerados irreversíveis, intensificados devido ao efeito das mudanças climáticas. As perdas podem levar a Amazônia a a se transformar em uma savana, no prazo de 50 anos.

Os pesquisadores ainda apontam que, as causas destas modificações no bioma e no clima da floresta amazônica seriam dadas pela ação do homem. No caso, pelo desmatamento desenfreado, a poluição do ambiente e a acidificação oceânica para os corais - atos que trazem consequências dramáticas que atingirão tanto os seres humanos, quanto as centenas de espécies do bioma presente no habitat.

Apesar de não ter um ponto de inflexão claro, os cientistas acreditam que a perda da Amazônia implicará em 35%, porcentagem que sugere o desaparecimento da superfície da floresta. Ainda segundo a revista Nature Communications, desde 1970, cerca de 20% da Amazônia – que se estende por cinco milhões de quilômetros quadrados por sete países, foi degradada para o cultivo de alimentos, madeira, soja, óleo, biocombustíveis e criação de animais.

Diante da situação, o parlamentar Anderson de Tuca alerta sobre a importância da conscientização ambiental diante de um fator tão agravante. “A Amazônia é considerada o pulmão do mundo. Como nossas futuras gerações sobreviverão diante dos efeitos causados pela destruição de um dos bens mais valiosos que possuímos? É como, literalmente, perdermos nossos próprios pulmões”, elucida o vereador.