"Estamos caminhando a passos largos para a transformação da realidade de muitas mulheres", afirma Sargento Byron parabenizando a inauguração do CRAM Aracaju

por Jacqueline Reis, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 04/11/2024 17h20
"Estamos caminhando a passos largos para a transformação da realidade de muitas mulheres", afirma Sargento Byron parabenizando a inauguração do CRAM Aracaju

Foto: Gilton Andrade

Atuante em ações voltadas para as políticas de enfrentamento à violência contra a mulher, o vereador Sargento Byron (Republicanos) prestigiou a inauguração do primeiro Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência (Cram) Maria Otávia Gonçalves Miranda, na noite da terça-feira, 21.

Byron ressaltou a importância do crescimento dessa rede de apoio à mulher , parabenizando a gestão municipal. "Aqui na Câmara de Vereadores colocamos em pauta frequentemente a problemática e muitos aqui destinaram verbas para esta realização, bem como têm buscado se somar através de leis e projetos, como é o caso do Protocolo Municipal 'Não Se Cale', aprovado em abril deste ano, visando integrar os estabelecimentos de lazer, como bares, shows, restaurantes, casas noturnas e similares no movimento de proteção à mulher em situação ou risco de violência. Aracaju possui uma estrutura muito positiva de apoio às mulheres e este momento é um marco para nossa sociedade. Parabéns prefeito Edvaldo Nogueira e todos os envolvidos! Estamos caminhando a passos largos para a transformação da realidade vivenciada por muitas mulheres, nos referindo a todos os aspectos que envolvem a violência doméstica, priorizando o atendimento capacitado e informações resguardadas", reforçou o parlamentar.

O instrumento municipal é vinculado à Secretaria Municipal da Assistência Social, por intermédio da Coordenadoria de Política para as Mulheres, e tem o objetivo de servir como ponto de acolhimento e escuta, através de atendimento psicológico, social e jurídico às aracajuanas que estejam em situação de violência doméstica e familiar.

Localizado no bairro 13 de Julho, o equipamento contará com os serviços de atendimento psicológico e social, bem como com orientação e encaminhamento jurídico, prestados por equipes formadas por mulheres, entre assistentes sociais, psicólogas, assessoras sociojurídicas, educadoras sociais e auxiliares administrativas. O funcionamento do CRAM é de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, com capacidade para até 100 atendimentos mensais.

O vereador por Aracaju ainda ressaltou o quanto a gestão municipal e estadual vêm construindo história no combate à violência contra a mulher. "Temos o protocolo municipal , assim como o estadual, de forma a ampliar as ações educativas e preventivas e com todas as orientações necessárias para, junto a vários órgãos e instituições, termos as soluções necessárias e imediatas para cada caso. Eu, enquanto vereador, coloco o mandato à disposição para que novas e incansáveis medidas sejam criadas e somadas à causa", concluiu.