Estação da Leste: vereador Pastor Diego pede providências para reforma e destinação social do espaço
por Moema Lopes, Assessoria de Imprensa do parlamentar
—
publicado
28/10/2024 07h00,
última modificação
28/10/2024 14h59
O vereador Pastor Diego (PP) fez uso do Pequeno Expediente nesta quinta-feira,11, para tratar de um problema que se arrasta há muito tempo na capital sergipana: o abandono da antiga Estação da Leste, localizada na Praça dos Expedicionários. O local tem gerado insegurança para os moradores da região.
“Não são poucas as reclamações da população local quanto aos problemas causados na região devido ao abandono dessa Estação. Um local que já poderia ter sido revitalizado para ser reaproveitado de maneira que beneficie a população aracajuana, como por exemplo, a criação de um museu”, destacou o parlamentar.
Na quarta-feira, 10, o Pastor Diego se reuniu com o superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Sergipe (Iphan), Diego Amarante Santos Passos, e foi informado que o Iphan e a Secretaria de Patrimônio da União (SPU) já entraram em um acordo e o Iphan tem um recurso de R$ 11 milhões em caixa, separado para investir na reforma e revitalização de toda Estação da Leste e dar ao espaço uma destinação social.
“É importante ressaltar que já existe uma licitação aprovada para uma reforma paliativa no local, no valor de R$ 1,8 milhão, apenas para estruturar melhor a Estação, limpar o mato que já cresceu e tentar levar uma sensação de mais segurança para os moradores da localidade”, disse o vereador Pastor Diego.
Segundo o parlamentar, está faltando um acordo entre o Iphan e a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) para que o valor que o Instituto tem em caixa seja investido na reforma e destinação da Estação da Leste. “Então faço um apelo ao presidente desta Casa Parlamentar para que ele tenha um diálogo com o superintendente do Iphan e leve essa demanda para o prefeito Edvaldo Nogueira. Tenho certeza que dessa forma a gente vai conseguir resolver um grande problema da nossa cidade que se arrasta há anos”, frisou.
“Solidarizo-me com o Pastor Diego porque essa também é uma preocupação minha: o Patrimônio Histórico de Aracaju. Vira e volta estou batendo nessas teclas, porque esses são espaços riquíssimos e que podem virar museus. É preciso investir, revitalizar e ampliar esses espaços”, afirmou o vereador Breno Garibalde em seu pronunciamento na sessão ordinária.