Escola do Legislativo promove evento sobre o Dia Internacional da Mulher com Emília Corrêa

por Vinícius Andrade e Alexandra Brito — publicado 05/03/2020 17h55, última modificação 11/03/2020 08h46

Foto: China Tom

A Escola do Legislativo Profa. Neuzice Barreto de Lima da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) realizou na tarde de ontem, 5, uma palestra em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, 8 de março, com o intuito de promover a luta pela igualdade entre as pessoas, sobretudo a das mulheres. A formação da mesa foi composta pela vereadora Emília Corrêa (Patriota), pela psicóloga Claudia Soledade e pela empreendedora Leila Fabiana Rodrigues. Cada uma pontuou sobre sua área de domínio.

Elo entre a comunidade aracajuana e a Câmara Municipal de Aracaju, a Escola do Legislativo organizou o evento, mostrando a força da mulher na sociedade. A defensora pública e vereadora por Aracaju, Emília Corrêa proferiu palestra sobre os direitos da mulher na política; a empreendedora Leila Rodrigues falou sobre “empreendedorismo X mentoring”; e a psicóloga Claudia Soledade fez uma abordagem sobre o emocional e o autoconhecimento da mulher.

Para o diretor da Escola do Legislativo e planejador da ação, Vander Costa, a ideia é que a população se una contra o abuso, contra a repressão e contra a persistência das desigualdades sociais. “A palestra é para que as mulheres nos aspectos políticos, sociais e profissionais, tenham seus direitos equiparados com os dos homens. A Escola do Legislativo funciona como esse elo através dos direitos humanos, onde todos somos considerados humanos independente do gênero, cor e orientação sexual”, frisou o diretor.

A defensora pública e vereadora Emília Corrêa, como a única mulher parlamentar de Aracaju, destacou a importância de levar para as mulheres o incentivo e o desejo de participar efetivamente da política. “Os homens sempre estiveram na linha de frente nas decisões burocráticas, jurídicas, políticas, então faltou muito a presença, o olhar, o sentimento e a inteligência de nós mulheres na história, e essa transformação já está acontecendo. Na Câmara de Aracaju hoje são 23 homens e apenas uma mulher. Precisamos cada vez mais promover eventos como esse para ampliar o número de mulheres nos parlamentos de todo o mundo, porque as mulheres fazem a diferença onde chegam”, ressaltou Emília Corrêa.

A psicóloga clínica e organizacional Claudia Soledade explanou para os presentes sobre a importância de despertar nas mulheres a força feminina para que as gerações futuras sejam completamente diferentes em termos de igualdade. “No mundo em que vivemos é importante buscarmos o equilíbrio entre a força feminina e a masculina. Então, quanto mais eventos fizermos com esse propósito de discutirmos questões voltadas para as mulheres, irá despertar a consciência de muitas que buscam seu espaço para transformações sociais. Quando as pessoas se conscientizarem de que a cooperação e união das forças irá trazer benefícios para todos, as gerações futuras serão completamente diferentes”, expressou Claudia.

A palestra contou também com a empreendedora e mentora empresarial Leila Rodrigues, que teve como proposta instigar nas mulheres o espírito empreendedor. “Além da mulher ter características empreendedoras, ela precisará se desenvolver e buscar conhecimentos para assim conseguir se adequar ao mercado através de ferramentas que gere nela resultados positivos, pois o empreendedorismo se sustenta de resultados positivos. É necessário que tenhamos cada vez mais habilidades e competências”, completou a empreendedora.