Escola do Legislativo promove ações alusivas ao Dia da Mulher
A Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) promoveu na manhã desta quinta-feira, 8, ações alusivas em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. O evento contou com uma manhã recheada de programações voltadas para as mulheres com realização de palestra, sessão de massoterapia, aula de zumba, além de dicas de automaquiagem.
De acordo com o diretor da Escola do Legislativo, Vander Costa, o principal objetivo da Escola do Legislativo é promover a igualdade social, contribuir para melhorar a educação e qualificar os profissionais para o mercado de trabalho. “Trabalhamos atuando com cursos para os funcionários da Câmara além de oferecer palestras como a de hoje para a sociedade. Nesta data especial estamos mostrando as mulheres que é por meio da educação que a sociedade como um todo pode evoluir. O tema da palestra serve como uma conscientização sobre a importância da mulher no cenário atual, a valorização da mulher tem que partir primeiramente delas e nesse momento estamos valorizando essas mulheres, melhorando a autoestima delas com dicas de maquiagens, massagens e aula de zumba também”, destacou o diretor.
A palestrante do evento foi professora Josevanda Franco, que é especialista em educação e operadora dos direitos da criança e do adolescente. Durante sua fala, Josevanda destacou temas importantes com relação às mulheres, como violação dos direitos das mulheres, maternidade, aborto, abuso sexual, educação familiar, entre outros. “O dia 8 de março é um momento de mobilização e de reflexão da sociedade sobre a importância das mulheres. Nós usamos esta data não apenas para relembrar todas as lutas que as mulheres tiveram para conquistarem seus direitos, como também para discutir assuntos atuais que refletem diretamente na vida das mulheres”, explicou.
A coordenadora do Atende da SMTT, Emanuella Ribeiro, foi convidada para o evento e aproveitou o momento para cuidar da sua beleza e da autoestima. “A mulher precisa de ações como esta para renovar as energias e se sentir valorizada. Eu convidei as mulheres do meu setor de trabalho e todas nós estamos adorando o evento, pois sai da rotina do trabalho e também resgata a nossa natureza de ser feminina. O Dia da Mulher é uma data de reflexão, para lembrar que ela precisa cuida dela também para ter a sua autoestima”, afirmou.
A funcionária da Comissão de Mediação da CMA, Dalva Maria Santos, também participou do evento e destacou a conquista das mulheres ao longo dos anos. “Nesta data a gente lembra o passado sofrido das mulheres para lutar por igualdade e respeito. Foi graças a essas mulheres guerreiras que lutaram por seus direitos, que hoje nós temos conquistas alcançadas ao longo dos anos”, destacou.
A assessora técnica da Assessoria Internacional da Secretaria de Educação, Nádia Cardoso, foi convidada pela equipe da Escola do Legislativo para participar da ação e adorou participar das atividades. Segundo ela, ainda existem muitas questões a serem discutidas na sociedade sobre a importância da mulher. “Ainda tem muita coisa que precisa evoluir para que as mulheres conquistem cada vez mais seus espaços no mercado de trabalho e na vida social como um todo. Uma dessas questões é os afazeres domésticos, a mulher tem que dá conta de praticamente tudo dentro de casa e ainda trabalhar. Eu adorei participar desse evento na Escola do legislativo porque renova nossas energias e faz a gente refletir sobre nossos valores”, finalizou.