Escola do Legislativo Neuzice Barreto inicia atividades
A Escola do Legislativo Neuzice Barreto promoveu, nesta terça-feira 17, para uma turma de aproximadamente 20 pessoas, sua aula inaugural. São servidores do Poder Legislativo de Aracaju, entre efetivos, assessores parlamentares e estagiários, que estão participando até a sexta, 20, do curso de redação oficial, das 14h às 18h, numa das sala da escola. Na ocasião estiveram presentes os vereadores Professor Bittencourt (PCdoB) e o presidente Nitinho (PSD).
Dentre os temas trabalhados estão a clareza e a objetividade, coerência e eficácia dos documentos, a impessoalidade e a uniformização dos textos e o respeito às normas do padrão culto e da formalidade necessários aos documentos oficiais. Além disso, foi enfatizada a técnica para a elaboração de discursos.
A professora Glícia Kelline, que ministra redação oficial falou da importância das aulas para os funcionários da Casa. “O objetivo da oficina é o aprimoramento das habilidades necessárias à criação de documentos oficiais, por meio de leitura, análise e produção de textos, já que existe uma necessidade permanente de capacitação para os servidores”, ressaltou.
O diretor da escola, Marcos Vander, ressaltou que a prioridade são os funcionários. “A sociedade exige qualidade do serviço público. É impossível atingir esse nível de qualidade se não houver uma preocupação constante com a qualificação dos servidores”, explicou Marcos, complementando que “para a administração pública, a produção de textos é muito importante, por isso a exigência de eficiência na publicidade dos atos, o que demanda clareza na produção dos documentos e na construção dos textos”.
De acordo com Nitinho, na Escola do Legislativo Municipal, será dada a oportunidade para que os servidores, os filhos dos servidores e a população possam aprimorar seus conhecimentos. “É um passo importantíssimo para a redemocratização, onde serão qualificados todos os funcionários da Casa, para que todos possam desenvolver um papel primordial”, destacou.
Para o vereador Professor Bittencourt, a criação da Escola do Legislativo representa um grande avanço para o parlamento de Aracaju. “Com esta Escola do Legislativo, Nitinho dá sua colaboração para que tenhamos, cada vez mais, servidores com formação, capacitados e mais preparados para desenvolverem bem suas tarefas”, disse.