Escola do Legislativo e CMA realizam cursos para servidores na sede da SEED

por Eduardo Costa e Danilo Cardoso — publicado 06/11/2018 17h44, última modificação 06/11/2018 17h44
Escola do Legislativo e CMA realizam cursos para servidores na sede da SEED

Foto: Heribaldo Martins

A Escola do Legislativo Professora Neuzice Barreto de Lima, da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), está realizando oficinas voltadas para os servidores da Casa. As oficinas de Portal Modelo e de Sistema de Apoio Legislativo (SAPL) acontecem na sede da Secretaria Municipal de Educação (SEED), na Rua Gutemberg Chagas, no DIA.

A oficina de Portal Modelo começou na última segunda-feira, 5, e vai até esta quarta-feira, 7. No mesmo dia começa a oficina de SAPL, que vai até a sexta-feira, 9. Além disso, outros cursos serão realizados em breve. “Hoje estão acontecendo as oficinas de Portal Modelo e de SAPL, voltadas para os servidores da área de Tecnologia e Informação. No dia 20 de novembro, começaremos uma oficina de marcos jurídicos voltada para os vereadores e convidaremos os parlamentares de todas as Casas Legislativas do Estado. Ainda temos a informação de uma oficina futura de webjornalismo legislativo, voltada para a parte de comunicação das Câmaras, onde faremos a solicitação junto à Câmara, que fará um pedido a um Senador para que seja liberado pelo Interlegis”, disse a coordenadora da Escola do Legislativo, Renata Lima.

O professor de Portal Modelo, José Bonifácio de Góis, falou sobre a importância da Câmara possuir o domínio exclusivo do Poder Legislativo e lembrou que o Senado Federal garante a segurança de todos os dados. “Além da Câmara ter total autonomia para colocar a disposição dos cidadãos, Ministérios Públicos e Tribunal de Contas todo o seu conteúdo, também tem as notícias online fazendo com que o cidadão se aproxime cada vez mais da Casa Legislativa. Além de não ter custo nenhum para a CMA, também há o domínio ‘.leg.br’, exclusividade do Poder Legislativo. A Câmara de Aracaju já possui esse domínio hospedado nos nossos servidores gratuitamente, fazendo com que não tenha mais gastos, é uma economia muito grande. Com este treinamento, todo o corpo técnico da CMA também recebe conhecimento da ferramenta e se torna autônomo. Temos toda a segurança do Senado Federal, um software que é exigência para este domínio, o DNSSEC. Muitas empresas que fornecem páginas para a casa não têm esse domínio, e o Interlegis possui, fazendo com que todas as casas tenham a tranquilidade de colocarem seus dados, expostos e hospedados gratuitamente”, afirmou.

Já o professor de SAPL, Adalberto Oliveira, lembrou que esse sistema permite que toda a população acompanhe o trabalho da Câmara, o que é muito importante em todo o processo. “O SAPL é um outro produto fornecido às Câmaras Municipais gratuitamente pelo Interlegis. Eles fornecem o sistema e a hospedagem do mesmo em nossos servidores. O SAPL cuida de toda a parte legislativa, desde a entrada da proposição do projeto de lei pelo vereador. Esse projeto vai tramitar dentro da Câmara e depois vai ao Plenário para votação, e o sistema permite que todo esse acompanhamento seja feito, área por área, dentro da Câmara. Importante frisar que o cidadão, se quiser acompanhar o projeto do projeto de lei, se inscreve no portal, e toda vez que aquele projeto tramitar dentro da Câmara ele recebe um e-mail dizendo para onde foi o projeto até sua aprovação. O sistema também permite o cadastro de todos os parlamentares, seu histórico, etc., e ainda traz um painel eletrônico digital. O cidadão pode acompanhar através de um telão a votação do projeto de lei. Outra vantagem do SAPL é que ele faz a compilação das leis do município, com a agregação de todas as emendas, para que o cidadão veja as alterações que foram feitas ao longo do tempo”, declarou.

O presidente da CMA, Nitinho (PSD), esteve presente na SEED. O vereador não escondeu a felicidade com a parceria e pediu maior participação dos vereadores no processo. “Para mim é muito gratificante, estamos dando um passo inovador. Criamos a Escola do Legislativo para capacitar funcionários e assessores, e que eles possam desenvolver cada vez mais o seu trabalho na parte administrativa. E essa parceria da Interlegis com a CMA, com professores de Brasília vindo para cá trazendo seus conhecimentos, só engrandece a administração pública. Acredito que em breve traremos cursos para os vereadores, para que eles também possam se engrandecer de conhecimento desses mestres da área de educação e representem muito mais o município de Aracaju”, disse o parlamentar.

Acessibilidade

A acessibilidade é um ponto extremamente importante e não ficou de lado para a Escola do Legislativo e a CMA. Estagiário da Câmara no setor legislativo, Tony David é cadeirante, mas já participa de seu terceiro curso. Ele lembra que recebeu dos órgãos responsáveis todo o apoio e que tudo isso é essencial para um melhor desempenho dos funcionários.

“É algo significativo. Agradeço à Câmara e a Escola Legislativa que nos proporcionaram isso. Aprendo não só como estagiário da casa, mas também como cidadão, com relação à transparência. Esse já é o meu terceiro curso. Tem sido muito positivo, a Escola do Legislativo e a Câmara Municipal me dão todo o amparo para ser incluído. É uma sensação prazerosa para nós que convivemos com as mazelas da sociedade. Acredito que esse conhecimento irá crescer e podemos prestar um serviço melhor”, diz Tony.