Escola do Legislativo da CMA realiza o curso ‘Adicções em Tempos de Pandemia: Vícios que escravizam a alma’

por Vinícius Andrade e Alexandra Brito — publicado 16/07/2020 15h40, última modificação 16/07/2020 15h54
Escola do Legislativo da CMA realiza o curso ‘Adicções em Tempos de Pandemia: Vícios que escravizam a alma’

Foto: Ascom/CMA

A Escola do Legislativo Professora Neuzice Barreto de Lima, da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), realizou na tarde desta quinta-feira, 16, o curso "Adicções em Tempos de Pandemia: Vícios que escravizam a alma", com a contribuição da psicóloga Ana Luiza Oliveira Sobral e da médica e psicanalista Maria Stela M. Santana. A atividade faz parte do Projeto “Aprendendo com a crise”, realizada pela instituição para dar continuidade nas atividades com temas recorrentes e atualizados diante da necessidade da população durante a pandemia da Covid-19.

Para a secretária geral da Escola do Legislativo, Maria Agda Queiroz, o Projeto Aprendendo com a crise surgiu para oferecer rotineiramente cursos rápidos de qualificação profissional e motivacionais na modalidade on-line, sempre nas quintas-feiras, das 14h às 16h. “Nós da Escola seguimos o mesmo padrão qualidade dos cursos presenciais, destacando-se por ser uma das Escolas do Legislativo mais atuantes do Brasil”, ressaltou Agda.

A aula foi ministrada pela professora de psicologia do Centro Universitário Estácio de Sergipe, especialista em Educação na Saúde (Sírio Libanês IEP/HSL) e em Transtornos Alimentares e Obesidade (USP) e mestre em psicologia social, Ana Luiza Oliveira Sobral, e pela médica e psicanalista, membro titular da Sociedade Psicanalítica de Recife, membro da Federação Brasileira de Psicanálise, Maria Stela M. Santana.

As convidadas explicaram a todos de forma detalhada e didática a respeito de mudanças de comportamento das pessoas ocasionadas nesse tempo de pandemia, sobretudo o sujeito do inconsciente em busca de saciar os prazeres e vícios, sejam a internet em excesso, drogas, comidas, jogos, sexo, pornografia, consumismo, entre outros diante do nosso contexto atual da Covid-19.

O curso contou cerca de 70 participantes presentes de forma on-line. Todos eles se inscreveram gratuitamente e aproveitaram o tema para aprender mais sobre o controle do prazer e relação entre indivíduo/sujeito, família e sociedade em tempo de pandemia e distanciamento social. Os certificados serão enviados para os inscritos já a partir de amanhã.