Escola do Legislativo da CMA realiza curso sobre enfrentamento da ansiedade no isolamento

por Eduardo Costa e Danilo Cardoso — publicado 07/05/2020 16h40, última modificação 07/05/2020 16h50

A Escola do Legislativo Professora Neuzice Barreto de Lima, da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), realizou nesta quinta-feira, 7, o curso “Como enfrentar a ansiedade no período do isolamento”. Foi mais uma atividade do projeto “Aprendendo com a Crise”, que está sendo desenvolvido durante o período de pandemia da Covid-19.

“A Escola do Legislativo se reinventou neste momento, no sentido de se adequar e trazer cursos específicos e direcionados, para termos conhecimento e facilidade em enfrentar tudo isso. É importantíssimo a gente deixar isso registrado e agradecer a todos os participantes e palestrantes. Todos os cursos são oferecidos de forma gratuita pelos profissionais que estão os ministrando. A CMA está em um momento de contenção de despesa e recesso de algumas atividades, o que dificultaria a contratação de profissionais a cada semana. Isso está sendo uma oferta de todos os que se dispuseram de maneira gratuita para passar seus conhecimentos”, comemorou Vander Costa, diretor da Escola do Legislativo.

O curso teve duração de duas horas, e contou com palestras da psicóloga Dra. Ingrid Guimarães, e da jornalista, palestrante motivacional e assistente social, Dra. Michelle da Graça Nunes. Mais de 30 pessoas participaram da atividade, inscrevendo-se gratuitamente para a atividade realizada online.

A psicóloga Ingrid Guimarães falou sobre a importância de se debater a respeito da ansiedade. Segundo ela, em uma sociedade tão intensa e acelerada, este é um tema que ainda não recebe a abordagem devida. “A gente ouve do vizinho, do familiar, dos amigos, e até dizemos ‘estou ansioso, passando por uma crise’. Mas a gente nunca discute, nunca para e pensa um pouco. Quando soube do tema fiquei muito feliz, para termos um espaço de conversa para algo tão importante, enraizado, mas que pouco se tem discutido. O que eu vou fazer com uma nova realidade, esse novo momento? Como responder a isso? Nós temos uma vida muito acelerada. Nessa nova rotina, a gente começa a desacelerar, tudo se transforma. E quando fazemos isso, temos mais tempo para nos enxergarmos, refletirmos sobre sentimentos e emoções. É aí onde aparecem as questões psicológicas”, afirmou.

Já Michelle da Graça começou questionando o que é a ansiedade e lembrando que, no Brasil, os índices de pessoas que sofrem de tal situação são alarmantes. “O que é ansiedade? Nós vivemos o nosso momento presente, estamos aqui e agora. O que vivemos no passado está guardado, arquivado em nossa memória. O que viveremos no futuro ainda não aconteceu. É exatamente esse viver no futuro que gera a ansiedade. Neste momento, é até natural que as pessoas aflorem isso. O Brasil é um dos países mais ansiosos do mundo, as pessoas tomam muitos medicamentos e os sintomas se banalizaram. Hoje a gente acha que pode resolver qualquer problema emocional com um comprimido. Isso gera uma descarga energética em nós e leva o nosso corpo a ficar pronto a fugir, ou a lutar”, disse ela.

Por fim, a Dra. sugeriu que as pessoas, por meio de atividade como a meditação, descubram novos desafios e habilidades neste período. “Você precisa comemorar cada item concluído. Mostre para o seu cérebro que fez alguma coisa. Para você se livrar da ansiedade, basta que você faça, siga uma estratégia”, complementou.