Escola do Legislativo da CMA realiza curso “Gramática Emponderadora”
A Escola do Legislativo Prof.ª Neuzice Barreto de Lima, da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), iniciou nesta quinta-feira, 24, o curso “Gramática Emponderadora: Língua Portuguesa para Mulheres”. O curso é realizado na sede da Escola – localizada na Avenida Murilo Dantas, nº 881, Galeria Farol Center, Bairro Farolândia.
As atividades começaram nesta quinta e vão até a sexta-feira, 25, sempre das 14h às 18h. O objetivo deste curso inovador é trazer dinâmicas e atividades voltadas à mulher, visando o emponderamento e o aprendizado em várias questões. A ideia é iniciá-lo em Aracaju e depois levá-lo a vários lugares do Brasil.
A Prof. Ma. Glicia Kelline, que ministra as atividades, falou sobre o objetivo e o público-alvo da ação. “É um curso em que iremos trabalhar as regras gramaticais com a utilização de textos básicos com questões sociais que envolvem a mulher, para que elas tenham uma percepção das posições sociais que ocupam. É voltado para as mulheres e pessoas que se identificam como mulher. Não é restrito apenas àquele conhecimento tradicional de que mulher é quem nasce como mulher, mas quem se identifica como tal também”, declarou Glicia.
A secretária-geral da Escola do Legislativo, Maria Agda Queiroz, destacou a realização do curso no mês de outubro, onde é comemorado o “Outubro Rosa” – campanha de conscientização às mulheres e à sociedade sobre a prevenção do câncer de mama e de colo do útero.
“A Escola do Legislativo trouxe esse curso especialmente para as servidoras da Casa, justamente no Outubro Rosa. É um curso de emponderamento e aprendizagem neste mês importante, que une a força e a coragem da mulher”, disse Maria Agda.
A sala onde foi realizado o primeiro dia de atividades esteve cheia, com um público bastante ativo e interessado nas temáticas abordadas. Lucielma dos Santos, formanda em Educação Física, destacou que já acompanha o trabalho da prof. Glicia e que isso a incentivou em participar do curso.
“Eu já sigo a Glicia na internet, mas antes disso tive amizade com ela há muito tempo. Como mulher e pelo vínculo que temos, aproveitei esta oportunidade. Estou aqui para aprender e por admiração pela profissional que ela é”, afirmou.
Já Daiana Santos, professora de Biologia, complementou pontuando que é uma grande oportunidade de aprender mais sobre questões das mulheres: “Vi uma oportunidade de unir o útil ao agradável. Vamos aprender um pouco mais da gramática, e falar também sobre a questão da mulher como um todo. Para mim a Glicia é um exemplo de mulher e profissional, e não existe pessoa mais capacitada para isso”.