Escola do Legislativo da CMA promove campanha de doação de sangue

por Agência Câmara Aracaju — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 04/11/2024 15h21
Iniciativa é fruto de uma parceria com a Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH-Hemose)
Escola do Legislativo da CMA promove campanha de doação de sangue

Foto: Arte

Na próxima sexta-feira, 03, a Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) realiza uma campanha de doação de sangue, das 8h às 15h , na sede da instituição da Casa Legislativa, localizada na Avenida Desembargador Maynard, 621, salas 4 e 5, bairro Suíssa. A iniciativa é resultado de uma parceria com a Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH – HEMOSE).

“Vai ser a nossa primeira campanha de doação de sangue e tenho certeza que a partir de agora vai perdurar por muitos anos essa parceria da Câmara e da Escola com a Hemose. Quero ressaltar que essa campanha de doação de sangue não é apenas para os servidores da Câmara. É aberta também para o público em geral”, esclareceu Maria Agda Queiroz, assessora geral da Escola do Legislativo da CMA.

Para ser um doador de sangue é necessário cumprir alguns critérios: estar bem de saúde; apresentar documento oficial com foto; ter idade entre 16 e 69 anos, sendo que os menores de 18 anos precisam levar um termo de consentimento assinado pelos pais ou responsáveis; pesar acima de 50 kg; não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação; comparecer bem alimentado; e, na noite anterior, ter dormido pelo menos seis horas.

“Uma doação de sangue salva até quatro vidas, então, quando uma pessoa doa uma bolsa de sangue, ela é fracionada em 4 tipos de hemocomponentes que atendem a pessoas com várias patologias. Então, se você puder comparecer à Escola do Legislativo, está feito o convite! E o Hemocentro também funciona regularmente de segunda a sexta-feira, no horários das 7h30 às 17h”, explicou Rosângela Cruz, assessora de comunicação da Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH- Hemose).

Escola do Legislativo da CMA

Inaugurada em 2017, a Escola do Legislativo Municipal de Aracaju Professora Neuzice Barreto de Lima tem proporcionado capacitação e aprimoramento de qualidade para servidores da Casa e da sociedade da capital. A instituição é uma ponte entre a Câmara Municipal de Aracaju (CMA) e a população, realizando diversas ações focadas no ensino e na informação.

Fundação de Saúde Parreiras Horta

A Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH) foi criada por meio da Lei nº 6.346, de 02 de janeiro de 2008, e é integrante da Administração Pública Indireta do Poder Executivo do Estado de Sergipe, sendo vinculada à Secretaria de Estado da Saúde. Por meio da unidade Hemose, tem a finalidade de prestar serviços relativos à coleta, processamento, estocagem, distribuição e aplicação do sangue, seus componentes e hemoderivados.