"Ensino de turno integral: menos evasão escolar, mais educação para Aracaju", diz Isac

por Bruna Cury, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 28/11/2019 10h43, última modificação 28/11/2019 10h43
"Ensino de turno integral: menos evasão escolar, mais educação para Aracaju", diz Isac

Foto: César de Oliveira

Educação foi, mais uma vez, o tema abordado pelo vereador Isac Silveira (PCdoB) durante o Grande Expediente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA). Em seu discurso o parlamentar abordou a construção da escola municipal de turno integral que está sendo construída no bairro Santa Maria e falou sobre a importância da educação integral.

Isac iniciou o discurso falando sobre a falta de tempo das famílias para a educação integral das crianças e adolescentes, de forma geral. “Todos os dias somos compelidos a fazermos mais do que o tempo nos permite. Nós já acordamos atrasados e isso, infelizmente, é uma lógica financeira. A sobrevivência das famílias depende do trabalho, e neste mundo moderno não conseguimos cuidar dos nossos filhos o tempo integral”, afirmou Isac.

No bairro Santa Maria está sendo construída a primeira escola pública municipal de tempo integral. Com um investimento de mais de R$ 3 milhões, a escola, que atenderá 240 crianças, está sendo erguida com recursos do programa Proinfância (Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil) do Ministério da Educação. “Desde o início do nosso mandato nós tratamos deste tema com o prefeito Edvaldo Nogueira, que se comprometeu a fazer e está fazendo. Nós estamos tratando aqui de um novo momento na educação de Aracaju. Isso é uma luz, um farol e queremos que tenha isso em todos os bairros da capital. Eu estou suplicando ao prefeito Edvaldo que ele estabeleça ensino de turno integral na escola do Manoel Preto”, frisou o vereador.

A criminalidade também fez parte do discurso do vereador. Isac apontou um estudo realizado, que mostra que o aumento da evasão escolar e o aumento da criminalidade caminham juntos. “Em Sergipe temos 42 escolas de turno integral. E um estudo mostra que as evasões escolares nessas instituições de ensino não chegam a 5%. Já nas escolas de ensino parcial, a evasão chega a 37%. Nós estamos dizendo aqui que uma das soluções para a educação do Brasil está nas escolas de ensino integral. Se nós não tivermos estratégias para tirarmos as crianças do mundo criminoso nós vamos perder essa batalha”, concluiu Isac.