Empresária Marilete Toscan recebe título de cidadania aracajuana
A Câmara Municipal de Aracaju realizou uma sessão solene, na tarde desta terça-feira, 18/06, para a entrega do título de cidadania aracajuana à empresária Marilete Toscan. A propositura é de autoria do presidente da Casa Legislativa, o vereador Ricardo Vasconcelos (PSD).
O presidente da Câmara ressaltou a contribuição da homenageada para o empreendedorismo local. “Dona Mary Toscan é uma pessoa muito querida na nossa cidade, uma grande empreendedora que veio de Santa Catarina para residir aqui na nossa cidade, organizar sua família, seus negócios e tem gerado muitos empregos, movimentando nossa economia. Então ela merece mais do que nunca essa honraria do título de cidadania aracajuana, porque ela faz acontecer aqui na nossa cidade”, destacou.
Natural de Jaborá, em Santa Catarina, Marilete Toscan falou sobre a sua relação de carinho com a cidade de Aracaju e a alegria de receber esse reconhecimento com o título de cidadania aracajuana. “Jamais na minha vida imaginei que ia receber um título de tamanha importância e é uma alegria imensurável, uma satisfação muito grande. Eu estou muito feliz e grata. Nada foi fácil, eu tinha um relacionamento complicado lá em Santa Catarina, saí praticamente fugida e vim de carona num caminhão. Vim praticamente com a roupa do corpo e eu sou uma forasteira que venci em Sergipe. Sergipe e Aracaju me receberam, apoiaram o meu trabalho e a gente procura fazer o que pode para ajudar a comunidade”, disse.
Durante o evento, parentes e amigos da empresária marcaram presença para celebrar esse momento especial para Marilete Toscan. Padre Peixoto, amigo da homenageada, fez questão de enfatizar a história de vida dela. “Dona Mary é uma amiga de muitos anos, há mais de 15 anos que trabalhamos juntos, em todos os nossos eventos ela fornece a comida, a alimentação. Desde que eu estava no Santa Lúcia, no Sol Nascente e agora na catedral. É uma pessoa muito próxima e muito querida nossa, temos o maior respeito por ela, uma guerreira que fugiu de Santa Catarina pra cá com duas crianças pequenas, porque o marido queria matá-la. Foi uma luta, chegou aqui e conseguiu vencer. É uma honra muito grande fazer uma homenagem a uma pessoa como Dona Mary”, afirmou.
O filho mais velho da homenageada, Jacson Toscan, afirmou que esse reconhecimento é bastante merecido. “Ela é uma guerreira, chegou aqui praticamente com a roupa do corpo, venceu, nos ensinou e nos ensina até hoje. Quem está sempre com ela no dia a dia sabe do que eu estou falando” disse. Janesca Toscan, filha de Marilete, também destacou a capacidade de resiliência de sua mãe. “Ela é merecedora de todos os títulos possíveis, porque ela é batalhadora, criou os filhos com muita dignidade. Ela começou quase sem nada e conseguiu chegar aonde estamos hoje. Nós temos muito orgulho dela e agradeço a vocês pela oportunidade dela estar sendo homenageada”.
Quem também fez questão de prestar suas homenagens foi o ex-funcionário e amigo Francisco Neto. “Estou contente e honrado em participar dessa homenagem para uma pessoa mais que merecida. Tive a honra de trabalhar com Dona Mary durante seis anos e ela é um exemplo de liderança, de garra, de competência no trabalho, de excelência. Então hoje eu estou muito contente, com o coração muito feliz em participar desse momento”, enfatizou.
Trajetória
Marilete Toscan nasceu em 20 de julho de 1960, em Jaborá-SC, e desde cedo passou a se dedicar ao trabalho. Com apenas 9 anos de idade, saiu da casa dos pais para ajudar os avós na roça, no Rio Grande do Sul. Aos 17 anos, foi para o município de Joaçaba-SC, onde viveu em uma república e trabalhou numa transportadora por cerca de 15 anos. Lá, ela conheceu o pai de seus dois primeiros filhos, os gêmeos Jacson e Janesca. O casamento durou 13 anos, mas devido a problemas conjugais, ela resolveu fugir do marido e vir para Sergipe com os filhos, estado em que seu irmão Clairton morava.
Era o ano de 1996 e Marilete passou por muitas provações, a começar pela perda de seus pertences durante a vinda para Sergipe, pois a carreta em que suas malas estavam se envolveu em um acidente e boa parte de suas bagagens foi perdida durante o incêndio. Ficou por cinco meses no interior e logo após surgiu a oportunidade de vir para Aracaju, local que a encantou assim que chegou.
Na capital sergipana, foram muitas as transformações. Trabalhou em bares e restaurantes, vendeu marmitas e quentinhas, gerenciou um buffet e salão de festas, além de descobrir a gravidez de seu terceiro filho, Jean. Após alguns anos, chegou a investir em equipamentos de padaria, junto com seu filho Jacson. Mas foi em 2009 que descobriu a sua real vocação. Decidiu sair do emprego em que trabalhou por 20 anos para concretizar o sonho de criar a sua própria rede de buffet, que também oferece refeições coletivas e espaço de eventos. Atualmente a empresa emprega mais de 45 colaboradores diretamente e, em alguns eventos, mais de 100 colaboradores indiretamente em Aracaju e no interior, com uma média de mais de 200.000 refeições preparadas para empresas e mais de 500 eventos anuais. Além disso, Marilete Toscan também é conhecida por sua atuação em projetos sociais, por meio da parceria com instituições de caridade.