Emília solicita campanhas permanentes de educação no trânsito
A defensora pública e vereadora Emília Corrêa (PEN), sustenta a necessidade de campanhas permanentes de educação no trânsito, com o objetivo de reduzir índices de acidentes, principalmente com vítimas, nas ruas, avenidas e rodovias que cortam a cidade.
Segundo Emília, o motorista consciente dirige com mais prudência e evita manobras perigosas, e só através do trabalho de educação continuada, blitz e campanhas educativas, esse tipo de violência pode ser freado. “Ações educativas, contínua, são importantes porque orientam os motoristas sobre a legislação, além de promover o respeito ao espaço público dos pedestres e ciclistas”, ressaltou.
Para Emília, a educação no trânsito deve ser prioridade da gestão. O motorista consciente é responsável pela sua vida, mas tem que estar consciente de que é responsável pela vida dos outros; portando, não adiante só autuar ou apreender os veículos. “A partir do trabalho educativo nas escolas, os futuros condutores serão nossos multiplicadores da educação no trânsito, o que torna prioridade para qualquer gestor, o desenvolvimento de um trabalho permanente nas escolas”, destacou.
Por fim, a parlamentar destacou que a gestão deve assumir esse compromisso de conscientizar e sensibilizar os condutores e pedestres para o cumprimento das normas do trânsito. “Nem todo pedestre é condutor, mas todo condutor é indubitavelmente um pedestre, ainda que de forma eventual, que utiliza os espaços da cidade, por isso, precisamos através da educação contribuir para a diminuição da violência no trânsito”, finalizou.