Emília retorna à Câmara Municipal de Aracaju como primeira mulher eleita prefeita do município

por Agência Câmara Aracaju — publicado 29/10/2024 15h20, última modificação 29/10/2024 15h33
A vereadora da CMA obteve 165.924 votos no pleito realizado no domingo, 27
Emília retorna à Câmara Municipal de Aracaju como primeira mulher eleita prefeita do município

Foto: Gilton Rosas

A vereadora Emília Corrêa (PL) retornou à Câmara Municipal de Aracaju na manhã desta terça-feira, 29, após ser eleita a primeira prefeita da cidade, com 57,46% dos votos válidos, totalizando 165.924 votos no segundo turno das eleições.  

A parlamentar estava licenciada (sem remuneração) da Casa desde o dia 22 de agosto para se dedicar às atividades da campanha eleitoral para o executivo aracajuano.  

"É um protagonismo que nasce, e espero que seja uma porta aberta para outras prefeitas. Isso me emociona muito. Sabemos o quanto é difícil conquistar espaço eletivo para as mulheres. Somos maioria no eleitorado e minoria nos parlamentos e nos executivos do país. Para mim, é uma honra e, ao mesmo tempo, uma grande responsabilidade", declarou.  

"É necessário que, antes de construir uma história política partidária, construamos uma história de vida, uma história de trabalho, porque isso gera uma força maior, um desprendimento. Política não é profissão, é contribuição. Eu não fiz um projeto de política partidária; ela aconteceu. O cenário político precisa entender que muitas coisas mudaram e que recursos e verbas não são suficientes para convencer o eleitor", prosseguiu a futura prefeita de Aracaju, destacando a trajetória que a levou ao executivo municipal.  

A vereadora também comentou sobre a relação que pretende estabelecer com o parlamento aracajuano, a CMA, ao assumir a Prefeitura. "Será uma relação de muito respeito e valorização. São dois poderes independentes, segundo a Constituição, mas harmônicos, e essa harmonia é essencial para que a prestação de serviços chegue à população”.  

O vereador Ricardo Marques (Cidadania), que fez parte da chapa liderada por Emília e foi eleito vice-prefeito, destacou o feito alcançado nas eleições. "Estamos fazendo história; pela primeira vez em 170 anos teremos uma prefeita mulher. Só esse fato já merece ser comemorado. Acreditamos que a mulher que consegue ser dona de casa, mãe e trabalhar, consegue sim estar na política e administrar uma cidade", observou. "Nunca na história de Aracaju tivemos dois vereadores eleitos para a prefeitura vindo diretamente do parlamento. Isso demonstra que esta legislatura é diferente. Eu, vindo da primeira legislatura, junto com Emília, que soma duas legislaturas, vamos agora cuidar das pessoas no executivo”.  

Natural de Lagarto, em Sergipe, Emília Corrêa tem 62 anos, é advogada, defensora pública aposentada e comunicadora de rádio e TV. Participou da primeira campanha eleitoral em 2012, quando ficou como suplente na Câmara Municipal de Aracaju e assumiu o mandato entre março de 2013 e abril de 2014. Em 2016, foi eleita vereadora e reeleita em 2020.