Emília e psicólogos discutem assistência profissional nas escolas

por Andrea Lima, Assessoria de Imprensa da parlamentar — publicado 25/05/2017 07h45, última modificação 24/11/2017 15h30
Emília e psicólogos discutem assistência profissional nas escolas

Assessoria do parlamentar

A defensora pública e vereadora, Emília Corrêa (PEN), esteve reunida com membros do Conselho de Psicologia da 19° Região, para discutir assistência profissional nas escolas. A reunião aconteceu na sede do conselho e a pauta foi a importância da presença de um psicólogo nas unidades de ensino do município.

Para a parlamentar é extremante importante discutir a presença dos psicólogos nas escolas, pois são profissionais capacitados para lidar com diversas situações para as quais é necessária maturidade emocional. “Embora a formação do Psicólogo no Brasil esteja, na maioria das vezes, voltada para uma perspectiva mais clínica e de saúde mental, a Psicologia tem muito a contribuir para os processos educacionais, pontuou.

Para o Presidente do Conselho de Psicologia, Alan Santana, a presença dos profissionais associada ao compromisso dos demais atores nas unidades, proporciona um ambiente seguro e minimiza algumas dificuldades de interrelacionamento no ambiente escolar. “O profissional em psicologia pode atuar dentro da rede de ensino municipal, realizando diagnósticos e fazendo intervenções preventivas ou corretivas, em grupos ou de forma individual. Destacou Alan.

Segundo o psicólogo Frederico de Almeida, o profissional da psicologia, só trabalhar com alguns tipos de dificuldades de aprendizagem, também auxilia na formação continuada dos professores. “Com os conhecimentos de psicologia da aprendizagem e do ensino, psicologia do desenvolvimento e psicologia cognitiva para melhorar os processos educacionais. Um bom psicólogo escolar/educacional pode auxiliar na identificação das características dos alunos, facilitando o trabalho dos professores”, lembrou Frederico.