Emília Corrêa participa de Fórum Estadual de combate à violência Doméstica e Familiar
Na manhã desta segunda-feira, 16, a vereadora Emília Corrêa representando a Câmara Municipal de Aracaju (CMA), participou do VI Encontro do Fórum Estadual da Rede de Prevenção, Enfrentamento e Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Sergipe promovido pelo Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE) e ocorrerá até o próximo dia 20 de agosto. O encontro aconteceu de forma on-line e teve como destaque os 15 anos da Lei Maria da Penha: Avanços, Desafios e Fazeres.
Primeiramente o Presidente do TJSE, o Desembargador Edson Ulisses de Melo deu início ao encontro e destacou a importância do fórum. “Fico muito feliz de presidir um fórum como esse e destaco a importância de discutir os processos de evolução, transformação e reconstrução no combate a violência contra a mulher. Este evento é um somatório de forças para enfrentar e superar as dificuldades que a sociedade brasileira enfrenta mesmo com a Lei Maria da Penha”, disse o presidente.
A vice-governadora do Estado de Sergipe, Eliane Aquino, disse: "Os nossos desafios ainda são muito grandes. Tivemos um marco com o advento da Lei Maria da Penha e diversas outras leis, pois trabalhamos para acabar com os casos de violência que acontecem, mas é necessário a criação de políticas públicas para que eles não aconteçam. Portanto, é necessário que a sociedade mude a forma de pensar para atuar na prevenção dos casos de violência, empoderando as mulheres em relação ao psicológico, a questão financeira e na questão educacional”, frisou.
A Juíza da Coordenadoria da Mulher do TJSE, Dra. Rosa Geane falou: “Todas nós temos uma Maria dentro de nós, devemos externá-las e unir as mãos nesse combate à violência contra a mulher. Temos que comemorar pela Lei Maria da Penha pela sua criação, como também pela sua evolução. Mas mesmo assim é preciso atenção e debate, uma vez que muitas mulheres morrem por conta do feminicídio, por não denunciarem seus agressores e os dados comprovam isso porque no ano de 2020 tivemos um chamado de violência doméstica por minuto, aumento de 50% em relação ao ano de 2019 ”, ressaltou.
A vereadora e presidente da Procuradoria da Mulher da CMA, Emília Corrêa (Patriota), ressaltou a importância de fóruns como esse com debates em prol da mulher. “O legislativo tem uma importância muito grande no combate a violência contra mulher. Agradeço por todo acolhimento e todas nós somos Marias. Nós avançamos bastante no legislativo, mas os desafios continuam”, destacou.
A vereadora ainda pontuou diversos avanços que estão acontecendo no parlamento como: “Nos reunimos para a criação da logomarca para procuradoria. Tivemos também a aprovação de da Lei de n°5393 que institui o PNCVCM - Procedimento da Notificação Compulsória da Violência Contra a Mulher nos serviços de saúde públicos e privados, no âmbito do município de Aracaju. Não podemos esquecer também da ampliação de vereadoras na Câmara que no ano passado só tinha uma representante e agora temos quatro, que implica no empoderamento e em um maior acolhimento na casa legislativas”, finalizou.
Também participaram do fórum, a Dra. Cecília Nogueira Guimarães representando o Ministério Público de Sergipe, Dra. Elvira Lorenza Quaranta Leite representando a Defensoria Pública de Sergipe, Dra. Adélia Moreira Pessoa, representando a Ordem dos Advogados do Brasil em Sergipe, e a Deputada Estadual Maísa Mitidieri, representando a Frente Parlamentar em Defesa da Mulher e também a Procuradora da Procuradoria da Mulher da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese).