Emília Corrêa e Ricardo Marques tomam posse como prefeita e vice-prefeito de Aracaju
Nesta quarta-feira (01/01), os vereadores empossaram Emília Corrêa e Ricardo Marques como prefeita e vice-prefeito de Aracaju. Os dois eram vereadores em Aracaju. Com essa posse, pela primeira vez na história, Aracaju terá uma mulher no comando da prefeitura e 02 ex-vereadores eleitos assumindo o Executivo. Participaram da mesa de posse, o presidente da Casa Parlamentar, Ricardo Vasconcelos, o vereador Sgt. Byron, os deputados estaduais Pato Maravilha e Garibalde Mendonça, o deputado federal Rodrigo Valadares, o conselheiro Rafael Fonseca, representando o Tribunal de Contas de Sergipe, e Sidney Amaral, representante de ex-prefeito, Edvaldo Nogueira.
O presidente da Casa legislativa, Ricardo Vasconcelos, disse que "tenho certeza de que a ex-vereadora Emília Corrêa e, agora prefeita, buscará ter uma relação muito saudável e construtiva com o Parlamento Municipal. Ela saiu daqui, é uma de nós, foram três mandatos de vereadora e ela sabe muito bem que a Câmara de Vereadores é o coração de tudo. A prefeitura não consegue dar um passo sem o aval dos vereadores. É preciso mostrar ao Parlamento que todas as ações estão de acordo com a lei, com os bons princípios e o interesse da sociedade", destacou.
A prefeita empossada, Emília Corrêa, destacou que "estamos fazendo história ao levar a mulher para o Executivo e isso faz uma diferença muito grande, além de abrir portas para outras mulheres. Chegamos com vontade de fazer a mudança. Desejo ter uma relação de harmonia com o Parlamento, tenho certeza de que a Câmara terá sensibilidade porque, como gestora, não enviarei um projeto à Casa que faça mal ao povo de Aracaju". O vice-prefeito empossado, Ricardo Marques, disse que "quero ajudar a prefeita Emília a realizar tudo que está em nosso plano de governo, que passa por aquilo que ela e eu vimos nas ruas de Aracaju, como vereadores. Temos a oportunidade de servir a população", pontuou.
Vereadores se posicionam sobre a posse de Emília Corrêa
O vereador Isac, do União Brasil, será o líder do governo na Câmara de Aracaju. Ele pontuou que " desejamos harmonizar a Câmara, em parceria com o Executivo. Fazer com que a prefeita, com seu plano de soluções, enfrente os problemas e que transborde em qualidade, com educação eficiente e uma saúde inclusiva. A Câmara será um palco de grandes realizações e quero ser um vetor de uma Aracaju com vitórias".
O vereador Lúcio Flávio (PL) destacou que "sou um aliado original, porque eu faço parte da base, sou do PL. Há um indicativo para que sejamos vice-líder do governo na Câmara, juntamente com o colega Isac. Vamos estar cooperando para que os projetos, certamente bem intencionados da prefeita, consigam passar com tranquilidade na Casa, por meio de um diálogo com os colegas da Câmara".
Apesar disso, a prefeita também encontrará vereadores que se manifestaram como oposição. O vereador Camilo Daniel, do PT, disse que "a população pode esperar da gente um trabalho de fiscalização, cuidado com o povo e é isso que nós estamos construindo e o que faremos agora, a partir de 1º de janeiro. Eu sou do Partido dos Trabalhadores, nós estaremos na oposição, aqui no município de Aracaju, mas é uma oposição também propositiva", pontuou.
A vereadora Sônia Meire, do PSOL, também estará na oposição. Segundo ela, "temos um programa muito diferente do que Emília apresentou. Permanecerei na oposição, como eu fui com Edvaldo, e estaremos atentos, acompanhando todos os passos dessa gestão, analisando os contratos, fiscalizando a forma de atuação e fazendo o nosso papel, que é cobrar exatamente aquilo que ela disse".
O vereador Elber Batalha (PSB) destacou que " o poder público municipal está em débito com a sociedade aracajuana, sobretudo com aqueles mais carentes, que precisam de um transporte público de qualidade e uma saúde pública municipal que atenda aqueles que mais precisam, sobretudo, que os postos de saúde voltem a ter medicamentos básicos para pessoas com doenças crônicas e que as pessoas não precisem esperar 1 ou 2 anos na fila de espera para uma cirurgia ou para um exame mais complexos. Eu acho que esse é o grande desafio dessa nova legislatura e todos os vereadores e vereadoras, assim como a prefeita e o vice-prefeito devem se empenhar para atender a população da melhor maneira. Eu farei parte da bancada de oposição. No entanto, farei uma oposição propositiva, fiscalizadora, mas auxiliando no que for preciso. Acho que temos que ter a noção de que ser oposição não é trabalhar para que a gestão dê errado. E, sim, termos um olhar mais fiscalizador, mais questionador, tendo o compromisso de que precisamos ajudar", finalizou.
Biografia da prefeita e vice-prefeito
Emília Corrêa (PL)
Lagartense, aracajuana, cristã, casada, mãe de dois filhos, avó, Defensora Pública aposentada, advogada, comunicadora de rádio e TV, vereadora por Aracaju, atuou como presidente da Procuradoria da Mulher na Câmara Municipal.
Foi Corregedora Geral e Secretária Geral da Defensoria Pública do Estado de Sergipe, Presidente do Tribunal de Ética e Conselheira da OAB/SE, segunda advogada mais votada na lista sêxtupla da OAB/SE, como também a segunda advogada mais votada para compor a lista tríplice do Tribunal de Justiça de Sergipe para concorrer à vaga de desembargadora. Também foi professora de Direito Constitucional na UNIT.
Em 2012, Emília participou de sua primeira campanha eleitoral, quando alcançou 3.952 votos, ficou como primeira suplente na Câmara Municipal de Aracaju. Chegou a assumir a titularidade do mandato entre março de 2013 a abril de 2014. Quatro anos mais tarde, em 2016, foi eleita vereadora com 3.652 votos. Em 2018, foi candidata a deputada federal, obtendo 52.921 votos, sendo a sexta mais bem votada no Estado, não assumindo o mandato por conta da legenda. Em 2020, foi reeleita vereadora com 5.025 votos, sendo a 2ª mais votada de Aracaju. Em 2022, participou da sua primeira campanha majoritária, concorrendo ao cargo de vice-governadora de Sergipe, ao lado de Valmir de Francisquinho. Em 2024, foi eleita a primeira prefeita em Aracaju.
Vice-prefeito Ricardo Marques (Cidadania)
O jornalista Ricardo Marques (Cidadania) exerceu 1 mandato como vereador por Aracaju, foi eleito como vice-prefeito da capital sergipana na chapa encabeçada por Emília Corrêa (PL). Após mais de 25 anos em atuação forte na televisão e no rádio, o comunicador aceitou o desafio de ser candidato a uma cadeira do legislativo municipal e logo foi eleito. Ele começou a carreira na TV Sergipe em 1999. Em 2018, foi para a TV Atalaia e começou a atuar também na Transamérica. Durante o mandato, retornou ao comando do programa, desta vez na Rádio Jornal em 2022.