Emenda de Kitty Lima à LDO 2019 que assegura recursos à causa animal é aprovada pela CMA

por Felipe Maceió, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 25/06/2018 08h15, última modificação 25/06/2018 13h05

Foto: Gilton Rosas

A Câmara Municipal de Aracaju (CMA) aprovou na última quinta-feira, 21, a emenda aditiva nº 9, de autoria da vereadora Kitty Lima (Rede), à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), dispondo como meta e prioridade da administração municipal a possibilidade de instituição de programas e ações destinados à proteção e bem estar animal. A propositura foi uma das duas aprovadas pelo plenário dentre as 23 apresentadas ao projeto da LDO.

A aprovação representa mais uma conquista histórica para a causa animal em Aracaju, que tem em Kitty Lima sua representante titular no Legislativo municipal. Com a decisão, a partir de próximo ano, o município terá que reservar parte de sua receita para as políticas públicas voltadas à causa, medida nunca antes adotada pela Câmara nem pela prefeitura. “Estou muito feliz. Agradeço a todos os vereadores que entenderam a importância dessa emenda por se tratar não apenas de uma conquista para a causa animal, mas também porque ela beneficia também a saúde pública da nossa cidade. Porém, neste caso, eu não posso deixar de ratificar meu compromisso com o povo que me elegeu por acreditar que eu seria uma vereadora atuante em prol da causa animal e aqui estou, em meu primeiro mandato entregando mais um resultado do trabalho responsável e ético que tenho desenvolvido na Câmara Municipal de Aracaju”, comemorou Kitty, que vem de um ciclo de conquistas para a causa animal na Câmara.

A emenda segue agora para sanção do prefeito Edvaldo Nogueira e deve se somar à extensa lista de conquistas de Kitty Lima em prol da causa animal, entre elas, a Lei da Castração, que regulamenta a atuação do Castramóvel em Aracaju; o Dia Municipal da Adoção Animal, que visa conscientizar a população sobre a importância da adoção de animais sem lar; a Campanha Dezembro Verde, iniciativa de combate ao abandono de animais; além das emendas às leis municipais proibindo o transporte de resíduos sólidos da construção civil por meio de carroças, atitude configurada como maus-tratos devido ao excesso de peso imposto ao animal, e a regulamentação do transporte de animais na mobilidade urbana. “Nada mais do que justo continuarmos com o mesmo ritmo de vitórias. A aprovação dessa emenda à LDO é a garantia que teremos investimentos destinados à causa animal e também à saúde da população. Esses recursos serão importantes porque através deles conseguiremos financiar as políticas públicas aprovadas nesta Casa voltadas à causa, e eu posso adiantar que virão ainda muitos projetos de minha autoria com o retorno do recesso parlamentar’, adiantou a vereadora.