Emenda de Breno Garibalde visa reflorestamento de áreas públicas

por Nayana Araujo — publicado 04/11/2024 17h11, última modificação 04/11/2024 17h20
Emenda de Breno Garibalde visa reflorestamento de áreas públicas

Foto: Gilton Rosas

 

Foi aprovada, durante votação de emendas para a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LOA), da Câmara de Aracaju, na quinta-feira, 4, uma emenda de autoria do vereador Breno Garibalde que promove o plantio e reflorestamento de áreas públicas, priorizando o uso de espécies nativas. 
“Infelizmente a destruição da biodiversidade é uma realidade em Aracaju. Nossas árvores estão sendo derrubadas para dar lugar a construções. Isso é muito grave! Então, que essa emenda possa realmente promover o repovoamento florestal. As emergências climáticas estão gritando e soluções como essa precisam ser colocadas em prática”, ressaltou o parlamentar.
Gestão de resíduos sólidos 
Dentro da emenda que favorece o reflorestamento de áreas públicas de Aracaju, foi acrescentado um novo inciso visando fomentar projetos de inovação social e tecnologia na gestão integrada de resíduos sólidos baseado em metas de lixo zero.
Para o vereador, a iniciativa visa fortalecer parcerias com cooperativas de catadores de materiais recicláveis. “Segundo dados mais recentes, no Brasil, apenas 4% dos resíduos sólidos são reciclados, e em Aracaju o número é ainda menor, somente 2%. O restante disso, a gente está pagando para enterrar. Isso poderia ser fonte de renda e riqueza para muita gente. Então, precisamos de políticas municipais que tratem com mais atenção a pauta da reciclagem na nossa cidade”, declarou Breno Garibalde.