Em visita ao Comando dos Bombeiros, Sargento Byron pede retorno do “Surf Salva”
Na terça-feira, 16, o vereador de Aracaju, Sargento Byron (Republicanos), fundador do projeto Estrelas do Mar, visitou a sede do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe, onde foi recebido pelo comandante-geral, o coronel BM Alexandre José Alves Silva, para reforçar a importância do retorno do projeto “Surf Salva”, uma iniciativa do Corpo de Bombeiro, que visa capacitar os surfistas sergipanos para que os atletas estejam aptos a intervir em situações que apresentem riscos aos banhistas do litoral sergipano.
Através do projeto, os participantes têm acesso a um conjunto de instruções cujo objetivo é passar conhecimentos técnicos sobre prevenção de afogamentos, salvamento aquático e suporte básico de vida para vítimas de afogamento, com a perspectiva de reduzir os acidentes aquáticos e o fortalecimento da cultura de prevenção.
Para Byron, o retorno da “Surf Salva” ajudará a aumentar a segurança das praias no litoral sergipano e até a salvar vidas. “Em 2021, vimos diversos casos de sufistas que ajudaram no salvamento de vítimas de afogamento. Pessoas que, se não tivesse um surfista naquela região, poderiam nem estar vivas hoje, mas, felizmente, esses heróis salvaram essas vidas. Esse curso vem para capacitar ainda mais esses surfistas e até mostrar técnicas que visem resguardar as suas vidas também. Quando esses surfistas entram em ação num processo de salvamento de uma pessoa, eles também acabam ficando em situação de vulnerabilidade. Então, esse curso vem para orientar e fazer com que esses surfistas também tenham ainda mais cuidados e técnicas em meio a um salvamento”, explicou o vereador.
O comandante-geral reconheceu a importância da realização de mais uma edição do projeto e afirmou que será feito um plano para tentar viabilizar a iniciativa. “A realização desse projeto poderá ajudar a cooperação a salvar vidas. Vamos traçar um plano para que o Surf Salva aconteça de modo a evitar perdas humanas com o auxílio de surfistas do município de Aracaju”, sinalizou o coronel BM Alexandre.
A reunião contou também com a participação do subcomandante do CBMSE, coronel Luiz Henrique e o comandante do Grupamento de Busca e Salvamento (GBS), major Fábio Caldas.