Em Tribuna Livre, Sindijor pede a realização de concurso público

por Viviane Costa Cavalcante — publicado 02/05/2017 12h00, última modificação 20/11/2017 15h19
Em Tribuna Livre, Sindijor pede a realização de concurso público

Gilton Rosas

A Tribuna Livre desta terça-feira, 2, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) foi ocupada pelo presidente do Sindicato dos Jornalistas do Estado de Sergipe (Sindijor-SE), Paulo Sousa, para pautar as reinvindicações da classe. Focando na necessidade da realização de concurso para jornalistas em órgãos públicos, Paulo Souza veio até a CMA para o pedir apoio dos vereadores.

“Infelizmente aqui em Sergipe é diferente dos outros estados. Na Bahia, por exemplo, teve concurso público tanto no estado, quanto no município. Nós, como representante dos jornalistas estamos no papel de cobrar a realização de concurso aqui no estado. A Constituição prevê isso”, frisou.

De acordo com o Paulo, o Sindijor já conversou com o presidente da CMA, Nitinho (PSD) sobre o assunto e o vereador garantiu que em breve a Casa Legislativa irá realizar concurso para diversas áreas, inclusive para jornalistas. “Não estamos falando de cargos de chefia, que esse é de confiança, mas sim para repórter, repórter fotográfico, noticiarista, por exemplo”, citou.

Reforçando a necessidade da realização de concurso público, Paulo Sousa disse que atualmente os profissionais não tem garantias, nem segurança no emprego público. O sindicalista afirmou que o Sindijor está atento as necessidades da categoria e destacou a importância da exigência do diploma para a contratação de profissionais da Comunicação.

Por fim, Paulo Sousa elogiou a Comunicação da Câmara Municipal de Aracaju, que tanto na Agência de Notícias, como na TV Câmara Aracaju, tem profissionais habilitados em Jornalismo e completou que os vereadores façam o mesmo com os seus Assessores de Imprensa.

Vereadores- Após a explanação de Paulo Sousa, o presidente da CMA afirmou que assumiu um compromisso com a classe jornalística e ratificou a realização de concurso público na Casa Legislativa Municipal.

Os vereadores Professor Bittencourt (PCdoB), Iran Barbosa (PT), Américo de Deus (Rede), Kitty Lima (Rede), Vinicius Porto (DEM) e Elber Batalha Filho (PSB) parabenizaram a iniciativa de Paulo Souza de vir a Câmara para externar as necessidades da categoria, apoiaram a realização do concurso público, além disso, se colocaram a disposição do Sindijor para eventuais necessidades.