Em São Cristóvão, Kitty compartilha luta pela causa animal na CMA

por Felipe Maceió, Assessoria de Comunicação da parlamentar — publicado 28/08/2017 10h05, última modificação 28/08/2017 13h13
Em São Cristóvão, Kitty compartilha luta pela causa animal na CMA

Assessoria do parlamentar

A vereadora Kitty Lima (Rede) foi convidada pela Prefeitura de São Cristóvão para dividir sua experiência na atuação por políticas públicas em prol da causa animal em Aracaju e apoio às iniciativas de proteção e bem-estar animal. O encontro contou com a presença da secretária de Planejamento do município, Paola Santana, e representantes da Secretaria de Agricultura.

O primeiro ponto discutido foi a importância da contratação de um médico veterinário pela prefeitura para o suporte às futuras ações a serem realizadas pelo município. “O objetivo dessa reunião foi levar o minha experiência como agente pública para auxiliar o município de São Cristóvão a implementar políticas públicas para os animais daquela cidade e, para isso, é necessário que a prefeitura possua uma equipe de veterinários para auxiliar os trabalhos que serão desenvolvidos. A secretária garantiu que tentará resolver essa questão e reconheceu a necessidade da contratação desses profissionais”, contou a vereadora.

Fortemente engajada na causa animal, sua principal bandeira na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Kitty reforçou os benefícios do atendimento veterinário gratuito à população. “Eu já promovi duas campanhas de bem-estar animal em bairros carentes de Aracaju, levando atendimento veterinário gratuito, vacinação, vermifugação, orientando os tutores quanto à higienização e alimentação adequadas para os animais e, principalmente, alertando população sobre como manter seus bichinhos protegidos de doenças graves como a leishmaniose, por exemplo. Tudo isso só foi possível porque tínhamos uma excelente equipe de profissionais”, explicou a parlamentar.

Outro ponto abordado foi a realização de um ciclo de palestras como intuito de informar os tutores sobre a importância da castração dos animais e a criminalização dos maus-tratos. “Na semana passada eu estive em São Cristóvão após ser procurada por moradores que relataram o elevado número de animais abandonados e doentes pelas ruas da cidade. Por isso é importante que a população e a gestão municipal entendam a relevância da castração para a saúde do animal e para o controle populacional dos cães e gatos, contribuindo diretamente na saúde pública da cidade”, disse Kitty, salientando outro grave problema enfrentado pela causa animal. “Infelizmente é comum nos depararmos com casos de maus-tratos contra animais. A população precisa entender que isso é crime e quem comete está sujeito a penas como multas e até prisão. E maltratar um animal vai muito além do que a violência física, e é exatamente isso que queremos e precisamos esclarecer à população”, disse.

Na avaliação da vereadora Kitty Lima, sua visita a São Cristóvão contribuiu para que o município dê mais um passo na busca por atenção à causa animal. “A conversa foi bastante proveitosa porque todos se mostraram engajados em fazer isso acontecer, e pelo rumo que as coisas por lá estão tomando, esse foi o marco inicial das ações em benefício da causa animal, o que me deixa muito feliz por saber que minha experiência na Câmara Municipal de Aracaju contribuiu para isso acontecer”, comemorou Kitty.