Em reunião, Isac e presidente do CADNI irão discutir atendimento multidisciplinar para pessoas com doenças neuroimunes
Durante a Tribuna Livre dessa terça, 11, sobre o panorama das doenças neuroimunológicas na capital sergipana, a Câmara Municipal de Aracaju (CMA) recebeu a presidente do Centro de Apoio às Pessoas com Doenças Neuroimunes - CADNI, Ingrid Rosane Gomes Dos Santos. Em seu discurso, a presidente realizou uma apresentação dos sintomas, diagnóstico, tratamentos possíveis e dificuldades do convívio de pessoas com doenças neuroimunes.
Na oportunidade, o vereador Isac Silveira (PDT) agradeceu a presença de Ingrid e, enquanto presidente da Comissão de Saúde, declarou: “todos nós estamos no processo pedagógico dessas doenças e das melhores formas de enfrentá-las, no sentido de cuidar melhor das pessoas”.
Camila Oliveira, tesoureira do CADNI, diagnosticada com esclerose múltipla, relatou as dificuldades de informações claras sobre onde buscar e conseguir apoio, além do difícil acesso ao atendimento multidisciplinar com psicólogos, fisioterapeutas e nutricionistas. “Nós viemos buscar apoio do Poder Público Municipal no diálogo com a prefeitura, junto com a Secretaria de Saúde Pública e demais secretarias, para garantir uma melhor qualidade de vida para nós e para nossa rede de apoio, que é a nossa família”, evidenciou Camila.
Isac Silveira ainda convidou a presidente do CADNI para participar da próxima reunião da Comissão de Saúde, a fim de promover o diálogo e possíveis ações conjuntas visando melhorias nos cuidados com as pessoas neuroimunes no município. A partir da ponte estabelecida entre a Comissão e o Centro, é possível tomar nota da viabilidade de ações que impactem positivamente a vida dessas pessoas. De acordo com a tesoureira do CADNI, o Centro estará presente, “estaremos de braços dados com vocês. Com comunicação e informação, conquistamos a execução das Políticas Públicas”.