Em quarentena, Seu Marcos sugere medida especial para contas de água e luz

por Marta Costa, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 23/03/2020 12h25, última modificação 23/03/2020 12h33
Em quarentena, Seu Marcos sugere medida especial para contas de água e luz

Foto: Assessoria do parlamentar

O vereador Seu Marcos (PHS) preocupado com as consequências econômicas do isolamento social, decretado pela Prefeitura de Aracaju e Governo de Sergipe, protocolou requerimento pedindo medidas especiais para a cobrança das contas de água e luz durante a crise provocada pelo avanço do coronavírus (COVID-19).

De acordo com o parlamentar, para enfrentar e conter a disseminação do novo vírus, alguns estados pediram para não haver cortes de serviços essenciais. Em países como a França, por exemplo, com o intuito de diminuir o impacto econômico, o presidente Emmanuel Macron suspendeu as cobranças das contas de água, luz, gás e aluguel.

“O certo seria não cobrar, mas se as companhias assim fizerem, que seja feita uma média do consumo dos últimos três meses ou a cobrança apenas das taxas. Isso vai facilitar a vida da população, principalmente para as pessoas que são autônomas e estão sem poder trabalhar. Com a população em casa, de quarentena, o consumo deve aumentar. Solicitei que medidas sejam tomadas, tanto pela Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), quanto pela Energisa”, apelou o legislador.

As solicitações foram feitas no último dia 20 de março ao governador Belivaldo Chagas. “Peço a atenção dos presidentes das empresas e do governador, pois vai facilitar demais a vida dos sergipanos, principalmente os que estão na zona de vulnerabilidade social”, explicou.