Em primeira sessão presencial, Ricardo Marques pede instalação de CPI da Covid na Câmara de Aracaju
Os trabalhos legislativos presenciais deste ano começaram ontem, 26, na Câmara Municipal de Aracaju. Foi a primeira sessão que o vereador Ricardo Marques (Cidadania), participou no Plenário e aproveitou o seu espaço no Pequeno Expediente para reforçar a importância desta Casa para a população e pedir um posicionamento maior dos colegas para buscar soluções para resolver os problemas da sociedade. O parlamentar levou argumentos e reforçou a necessidade da instalação da CPI da Covid.
“Muito bom estar aqui, mas quero ressaltar que para que essa Casa Parlamentar seja realmente bonita e forte, os discursos precisam avançar para fora destas paredes. Precisamos ouvir além do que as vozes internas, mas, acima de tudo, as vozes de quem nós estamos representando aqui que é o povo, as vozes das pessoas que estão nas ruas. São elas que falam sobre a situação difícil do transporte de passageiros, da falta de uma mobilidade urbana que priorize o pedestre e o ciclista. São vozes das ruas que reclamam da falta de iniciativas para a geração de emprego e renda e também lamentam a falta de habitação”, garante.
O parlamentar continuou o seu discurso e focou nos problemas gerados na saúde pública de Aracaju. “Esse ponto é um dos que mais ouço nas ruas. Impossível esquecer as denúncias da licitação do Hospital de Campanha, os incêndios nos hospitais Fernando Franco e Nestor Piva, este último com cinco mortes de pessoas que estavam se tratando contra a Covid-19. Sem esquecer do servidor da secretaria da saúde e que teria desviado dinheiro do Fundo Municipal da Saúde para a sua própria conta”, recorda.
Em seu primeiro discurso presencial, Ricardo Marques, pediu a instalação da CPI da Covid para aprofundar também na área política as investigações desses casos.
“Todos estes fatos que citei são suficientes para que a gente abra uma CPI aqui nesta Casa, para investigar todos os fatos suspeitos e levar ao conhecimento da população. A Polícia Civil e o Ministério Público estão trabalhando e investigando de forma técnica, mas nós precisamos aprofundar já que envolveram servidores públicos e existem indícios de favorecimento e corrupção. Temos agora mais do que nunca a responsabilidade de representar o povo que grita fora dessas paredes”, finaliza.
Sob rígidos protocolos sanitários, com o intuito de prevenir a contaminação pelo Covid, a Câmara de Vereadores de Aracaju retomou nesta segunda-feira (26) os trabalhos legislativos. O vice- presidente da Casa, Vinícius Porto (PDT) destacou a importância da união entre os parlamentares em benefício da população aracajuana ao ressaltar que o eleitor cobra nova postura de seus representantes.
“Fazer críticas, ter posicionamentos firmes e divergentes é uma situação natural e um direito de qualquer cidadão, mas o que esperamos neste momento da bancada de oposição é diálogo e bom senso. É preciso somar para que os trabalhos nesta Casa fluam, no sentido de atender as demandas da população”, disse Vinicius Porto ao reforçar que os parlamentares independentemente da sigla partidária devem atuar em defesa do desenvolvimento econômico e social da cidade e, por consequência, da garantia do bem- estar dos aracajuanos.
Em sua fala Vinícius Porto também destacou a presença do prefeito Edvaldo Nogueira em Dubai, onde participa da Expo 2020 a convite da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). “O prefeito tem participado de diversas reuniões, oportunidade que apresenta os projetos na área tecnológica implantado em nossa capital, a exemplo do AjuInteligente, que coloca mais de mil serviços à disposição dos aracajuanos no ambiente virtual. Ao tempo também tem conhecido diversas experiências na área tecnológica compartilhadas por governos de diverso países”, ressalta Vinícius.
Na ocasião, o parlamentar também parabenizou o presidente da Câmara, Nitinho pelas reformas realizadas nas instalações da Casa.