Em parceria com o Senado Federal, a Escola do Legislativo de Aracaju oferta oficina sobre política sustentável com 45 inscritos

por Assessoria de Imprensa da Escola do Legislativo — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 04/11/2024 17h19
Em parceria com o Senado Federal, a Escola do Legislativo de Aracaju oferta oficina sobre política sustentável com 45 inscritos

Foto: Milton Carvalho

Durante dois dias, a Escola do Legislativo Professora Neuzice Barreto de Lima, promoveu a oficina Gestão Pública Sustentável, com carga horária de 14 horas, para 45 servidores do legislativo municipal da cidade de Aracaju. A atividade visa evitar desperdícios de recursos naturais e orçamentários, reduzir impactos ambientais e adotar ações de responsabilidade social, por meio do Plano de Logística Sustentável (PLS).

Segundo o presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), vereador Ricardo Vasconcelos (Rede), o diretor da Escola do Legislativo, Vander Costa, vem cada vez mais aperfeiçoando os trabalhos na instituição, fazendo uma gestão com compromisso e competência “E agora, com essa parceria que nós firmamos com o Senado Federal e o Interlegis, a gente consegue capacitar, ainda mais, nossos servidores e o público externo. Isso demonstra como a Câmara Municipal de Aracaju está à frente do tempo. Estamos procurando cada vez mais manter alinhado com as demandas sociais e tecnológicas junto ao Senado.  E, hoje estamos debatendo uma gestão pública associada à sustentabilidade. Nós queremos sempre manter essa parceria que aprimore a gestão pública para que possamos levar conhecimento e agreguem o Poder Legislativo”, afirmou Ricardo Vasconcelos.

Já a professora Danielle Abud acrescenta que a oficina de Gestão para Sustentabilidade colabora com a formação dos gestores e os servidores na área de sustentabilidade, de acessibilidade e equidade de gênero e raça. “Nesses dois dias de oficina estamos capacitando os servidores para implantar o Plano de Sustentabilidade e é necessário que a presidência atue como a governança para que a gestão possa executar a política de sustentabilidade dentro do legislativo”, diz.

“Fiquei interessada pelo tema que foge do convencional quando falamos do Poder Legislativo, inclusive parabenizo a todos que fazem parte desta gestão por trazer essa oficina que nos ensinou a reduzir os impactos ambientais e adotar ações de responsabilidade social, por meio do Plano de Logística Sustentável”, destacou a participante, Nayara Andrade.

“Essa parceria com o Senado Federal, através do Instituto Brasileiro Legislativo (Interlegis), traz a oportunidade de oficinas de capacitação para os servidores da Câmara de Aracaju e demais Câmaras de Sergipe, sendo ampliada para a comunidade geral. A oficina de gestão pública sustentável visa a elaboração do plano sustentável da gestão pública”, finalizou o diretor da Escola do Legislativo, Vander Costa.