Em live, Ricardo Vasconcelos fala sobre meio-ambiente e regulação fundiária

por Agência Câmara Aracaju — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 28/10/2024 16h02
Em live, Ricardo Vasconcelos fala sobre meio-ambiente e regulação fundiária

Arte: Vanessa Passos

Na Live com vereadores desta terça-feira, 10, o parlamentar Ricardo Vasconcelos (Rede) explicou sobre a regulação fundiária de Aracaju. O bate-papo aconteceu no Instagram oficial da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) e foi conduzido pelos jornalistas Gabriel Xavier e Martha Mendonça.

De início, o vereador, que também é advogado concursado da Deso, falou sobre o início da sua vida política. “Eu acho que eu sempre fui muito moderado, nunca atuei de uma forma muito radical, sempre me atentei a coletividade do ambiente que estava inserido. Ano passado tive esse incentivo muito grande de me candidatar a vereador e consegui. Lembro que um amigo meu que sempre me dizia que eu tinha perfil de político e eu sempre disse que nunca seria político e por isso a gente nunca deve dizer nunca”.

Indagado sobre a questão do meio-ambiente, Ricardo afirmou que ações no presente trazem benefícios futuros. “Nós temos um rio que corta a Jabotiana, nós tínhamos uma praia na 13 de Julho e nós temos que nos preocupar com isso, pois a água é vida, água é futuro. Como sou advogado concursado da Deso, muitos me questionam sobre o trabalho lá desenvolvido e um ponto importante é que a Deso tem um serviço social muito grande”.

Uma das bandeiras levantadas pelo vereador é a questão da regularização fundiária. “Eu me comprometi com diversos temas, entre eles está  a questão fundiária. Não é só fazer a regulamentação e passar a escritura para as pessoas. É a gente levar progresso é levar acesso às pessoas. Vocês ouviram falar do empréstimo que o prefeito anunciou e vão ver que regiões de Aracaju que tem situações semelhantes a povoados do extremo sertão terão condições mais dignas. A regulação fundiária é levar o social para essas pessoas”, afirmou.

Ainda sobre a questão da regulação fundiária, Ricardo explicou que isso atinge a todos e não apenas os menos favorecidos economicamente. "Toda e qualquer área que estiver em área irregular será regularizada. Já existe uma lei federal que regulamenta a questão fundiária, a ideia da nossa lei é que de acordo com a nossa realidade nós possamos adaptar e preencher as lacunas da lei federal”.

Membro da Comissão de Justiça e Redação, o parlamentar falou sobre a importância da CCJ na tramitação dos projetos. “Ao iniciarmos os trabalhos da CCJ, nós deixamos as nossas convicções de lado. Nós somos guiados pela técnica jurídica. O nosso trabalho é fazer o trabalho de constitucionalidade, a gente tem esse compromisso com a sociedade de deixar apenas tramitar aquilo que tem apenas o lastro jurídico. A comissão de justiça é o coração da câmara, nada passa sem o crivo dela e nós temos nos debruçado sobre os projetos dos colegas com muita responsabilidade”.

Advogado há muitos anos, Ricardo relatou como o trabalho contribui na vida política. “A advocacia é o exercício diário do diálogo, do contraditório. A gente só avança conhecendo o outro lado. Todo mundo tem sua pauta, suas lutas, ainda que a gente não concorde, ideologicamente falando, é preciso reconhecer quando há uma proposta boa. A gente tem que esquecer nossas paixões e pensar em coletividade”. 

Live com vereadores

O projeto de live com vereadores teve início em 1º de junho e tem o objetivo de aproximar o Poder Legislativo da população. Todas as terças, às 19h30, um parlamentar conversa, ao vivo, com os jornalistas sobre diversos assuntos.