Elber sugere implantação de bueiros inteligentes em Aracaju

por Luciana Gonçalves, Assessora de Imprensa do parlamentar — publicado 29/11/2018 15h20, última modificação 29/11/2018 15h20
Elber sugere implantação de bueiros inteligentes em Aracaju

Foto: César de Oliveira

O vereador Elber Batalha (PSB) deu entrada na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) em uma indicação que solicita providências preventivas em relação a entupimento de bueiros e alagamentos da cidade.

A indicação de nº 3298/2018 pede ao diretor-presidente da Emsurb, Antônio Sérgio Ferrari Vargas, providências para a adoção do sistema de Bueiros Inteligentes, dotados de recipientes que impedem que o lixo e outros dejetos ingressem na rede pública de esgoto.

“É uma maneira que encontramos para não haja alagamentos em Aracaju durante o período de chuvas fortes. Precisamos fazer este trabalho preventivo antes que as chuvas cheguem e não consigamos evitar. Diversas cidades pelo país já se utilizam desta prática, o que tem evitado os constantes alagamentos”, justificou Elber Batalha.

Bueiro Inteligente
O Bueiro Inteligente consiste em um cesto coletor com alças laterais de metal produzida em diversas medidas de acordo com cada bueiro , especificamente para cada modelo já existente na rede de sua cidade, afim de facilitar o trabalho de limpeza, remoção e manutenção.
Uma faixa tipo cantoneira fixa em aço sinalizada adequadamente para a proteção e fixação da tampa prevenindo assim acidentes, atos de vandalismo e demais intempéries que possam impedir o bom funcionamento do produto.