Elber parabeniza a liberação de venda de medicamentos à base de cannabis

por Luciana Gonçalves, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 04/12/2019 13h18, última modificação 04/12/2019 13h18
Elber parabeniza a liberação de venda de medicamentos à base de cannabis

Foto: Gilton Rosas

Diante da ação do Governo Federal em liberar o registro de medicamentos à base de cannabis, vereador Elber Batalha (PSB) disse que isso foi um avanço para o tratamento medicinal de graves doenças no Brasil.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta terça-feira, 3, o registro de medicamentos à base de cannabis, mas decidiu arquivar a proposta de resolução que previa o cultivo de maconha pelas empresas produtoras. O texto aprovado estabeleceu os requisitos necessários para que o produto atenda parâmetros de qualidade e possa ser comercializado. A medida entra em vigor 90 dias após a publicação no Diário Oficial da União.

A Anvisa estima que até 13 milhões de pacientes serão beneficiados com a aprovação da regulamentação do registro e da venda desses medicamentos. “Na Defensoria Pública eu sou testemunha de como esse tipo de medicamento é importante para a melhoria da saúde de crianças com paralisia cerebral. Eu, como defensor público, recebi crianças com essa doença que sequer se sustentavam sentadas na cadeira. Na época, entramos com uma ação e conseguimos que o Estado importasse, já que a droga era proibida de ser manipulada no Brasil e, com 2 a 3 meses de uso, essa criança já se sustentava sentada e as convulsões quase não existiam mais. É necessário que saibamos diferenciar; uma coisa é defender a liberação do uso da maconha para fins recreativos, mas para fins terapêuticos, minha posição é totalmente a favor. Precisamos avançar ainda mais”, finalizou Elber.