Elber lamenta morte da transexual Laysa Fortuna

por Luciana Gonçalves, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 24/10/2018 10h05, última modificação 24/10/2018 10h14
Elber lamenta morte da transexual Laysa Fortuna

Foto: César de Oliveira

O vereador Elber Batalha (PSB) utilizou a tribuna da Câmara Municipal (CMA) para lamentar a morte da transexual Laysa Fortuna, que foi brutalmente assassinada na última quinta-feira, 18 de setembro. Um morador de rua esfaqueou a vítima e foi preso em flagrante.

Além de lamentar o fato em si, o parlamentar pontuou a falta de estrutura das equipes de saúde pública no acolhimento de Laysa. Elber explicou que às 22h ela chegou ao Hospital Nestor Paiva e foi transferida às 23h30 para o Hospital de Urgência (HUSE), lá ficando na ala área verde, que não é destinada a pacientes em estado grave, onde veio a óbito na tarde do dia 19. “Laysa ficou na ala verde até as 14h do dia seguinte sem o devido atendimento e, por isso, veio a óbito. Isso me parece retrato, em parte, de preconceito e atendimento diferenciado por se tratar de uma transexual. Mas, se esse preconceito não ocorreu, mais abominável ainda é saber que qualquer pessoa que sofra uma atrocidade dessas sofrerá a mesma situação de ficar num hospital à mercê de atendimento. Esse é o retrato da saúde pública de nosso estado e, mais de perto, no município de Aracaju”, lamenta.

“Esse fato revela, ao lado do preconceito e intolerância, o quadro de abandono que o povo se encontra com a saúde pública e neste mesmo quadro, o prefeito Edvaldo Nogueira permite que os médicos permaneçam 3 meses em greve sem nenhuma recepção para o diálogo e construção de uma solução. É absurdo chegar uma situação como essa, numa greve que já foi declarada legal pela justiça sergipana”, finalizou mais uma vez cobrando do prefeito de Aracaju uma solução para a greve dos médicos do município.