Elber é autor da Lei que cria o Bairro Dom Luciano

por Luciana Gonçalves, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 13/12/2018 15h55, última modificação 13/12/2018 17h53
Elber é autor da Lei que cria o Bairro Dom Luciano

Foto: Gilton Rosas

O vereador Elber Batalha (PSB), em parceria com a comunidade do loteamento Pau Ferro, localizado no bairro Santos Dumont, zona norte de Aracaju, é autor de um Projeto de Lei (PL) que visa alterar o nome daquela localidade e transformá-la em bairro. De acordo com o PL, o novo bairro irá se chamar Dom Luciano, em homenagem um dos maiores intelectuais e oradores da nossa época, falecido este ano. O projeto foi aprovado em redação final e por unanimidade na manhã desta quinta-feira, 13.

O parlamentar explicou que a ideia do projeto partiu do ex-vereador Adriano Taxista, que é residente da comunidade e relatou o interesse na alteração do nome e na viabilidade da criação de um novo bairro. “Atendendo a solicitação do meu colega Adriano e do Padre Marcelo, visitamos a comunidade e conseguimos fazer um projeto construído democraticamente. O padre não quis que fosse um projeto apenas da igreja católica. Ele promoveu reuniões com todas as igrejas e segmentos religiosos que possuíam sedes ali. Nos preocupamos em mudar o nome e deixar os serviços básicos para o cidadão organizado ali, com parcerias com alguns órgãos da Prefeitura de Aracaju. Esse projeto une o interesse da coletividade de uma comunidade, une um nome em homenagem a um grande sergipano que foi Dom Luciano, une uma comunidade de forma ecumênica e coroa a passagem de um grande pároco naquele lugar, que é o Padre Marcelo”, justificou.

Padre Marcelo, representante da comunidade, utilizou a Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) para justificar os anseios das pessoas que ali moram em fazer a mudança de loteamento para bairro. “Tenho uma responsabilidade não só espiritual com aquela comunidade. Aquele povo sofrido finalmente foi escutado e seus anseios são contemplados com esta lei. Percebi a necessidade que buscassem meios de oportunizar aquela comunidade com um nome que não lhes desse vergonha em dizer aonde moravam. Os jovens me relatam que, quando precisam levar currículos para empresas, dizem que moram no Santos Dumont para serem aceitos naquela ambiente de trabalho, pois não são bem vistos se disserem que moram no loteamento Pau Ferro. As pessoas, infelizmente, têm esse tipo de preconceito”, justificou o padre.

O pároco também explicou como se deu a escolha do nome Dom Luciano José Cabral Duarte para o novo bairro de Aracaju. Padre Marcelo agradeceu o empenho do vereador Elber Batalha em aceitar subscrever e prestar assessoria no projeto. “Quando conversei com o vereador Elber Batalha, ele prontamente aceitou nosso projeto. A assessoria dele esteva sempre aqui conosco, fazendo o mapeamento das ruas e ouvindo nossa comunidade. E Dom Luciano, que faleceu em maio deste ano, pensamos em homenagear o homem que é um dos maiores intelectuais e oradores da nossa época. Galgou títulos acadêmicos na Souborne é um dos fundadores da UFS. Ele não é só um homem religioso e intelectual. Ele é inserido na luta dos mais pobres”, lembrou.