Elber diz que prefeito não tem criatividade para realizar eventos culturais em Aracaju

por Luciana Gonçalves, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 31/05/2017 11h55, última modificação 27/11/2017 15h57

César de Oliveira

O líder da oposição, Elber Batalha (PSB) disse na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), que defende a realização do Forró Caju. Porém, o que ele lamenta é que o prefeito Edvaldo Nogueira só consiga fazer eventos culturais em Aracaju com um grande aporte de recurso financeiro.

O parlamentar disse também que entende o momento de crise que o país e o município estão passando. No entanto, questiona a falta de criatividade dessa administração, citando exemplos em nosso estado de gestores que se preocuparam antes com a realização de eventos culturais nas cidades. “Em Itabaiana, o prefeito desde o início do ano, quando notou que não poderia fazer a festa devido à falta de dinheiro no município, fez uma grande parceria com a iniciativa privada, não a desastrosa que João Alves fez ano passado, mas, uma parceria séria e organizada, com 80% de recursos privados. Já em Aracaju, menos de 1 mês para a realização do Forró Caju, Edvaldo sai desembestado para Brasília atrás de recursos numa total falta de planejamento”, lamentou.

Elber, que foi secretário de Estado da Cultura por 2 anos consecutivos, lembrou de quando retomou a realização do Arraiá do Povo, na Orla de Atalaia. O vereador disse que no 1º ano, com 10 dias de evento teve um orçamento de R$1.200.000,00 e no 2º ano com R$1.800.000,00, com 12 dias de festa. Só do deputado André Moura, Edvaldo Nogueira já conseguiu R$ 2.0000.000,00 de emendas para o Forró Caju. “Tivemos atrações nacionais e locais que dignificam o forró e as tradições juninas. E toda a festa, com toda estrutura, custou menos que o valor apenas na emenda do deputado. Fica uma pergunta para o prefeito Edvaldo Nogueira: com a emenda de André Moura e os recursos advindos dos patrocinadores, não dá pra fazer uma grande festa, a exemplo que fizemos no Arraiá do Povo, com bem menos recursos?, indagou”.

Outra sugestão apresentada por Elber Batalha para a realização do Forró Caju, seria a regionalização do evento. “Porque não levar essa festa para os bairros? Fazia uma Arraiá no bairro Industrial, Porto Dantas, 18 do Forte... Levaria uma atração significativa, movimentando a economia local fazendo com que a população fosse inserida no processo. Meu lamento não é que a festa vá ocorre, ainda bem que vai acontecer porque, além de se manter viva a cultura, se fomenta a arte e movimenta a economia. Só lamento que este governo não tenha criatividade nem inovação. É na crise que criamos novos caminhos. Edvaldo prova que só sabe fazer mais do mesmo, com grandes bandas e toda uma gigantesca estrutura de Forró Caju. Com tanto dinheiro que ele já conseguiu, só vai fazer 3 dias de festa. Lamentável", disse.