Elber diz que acordo de bastidores entre a Prefeitura e a Torre azedou

por Luciana Gonçalves, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 26/02/2019 13h04, última modificação 26/02/2019 13h04
 Elber diz que acordo de bastidores entre a Prefeitura e a Torre azedou

Foto: César de Oliveira

Diante da possibilidade de interrupção da coleta de lixo em Aracaju, anunciado na noite desta segunda-feira, 25.02, pela própria Prefeitura de Aracaju, o vereador Elber Batalha (PSB), mais uma vez questionou essa reação que ele caracterizou como ‘estranha’ entre a Prefeitura e a Empresa Torre.

Para Elber, novamente o acordo entre eles deu problema e o aracajuano é quem sai prejudicado nesta relação. “O acordo de bastidores entre eles azedou mais uma vez e um começa ameaçar o outro. Ontem à noite, publicamente, a Torre ameaçou a Prefeitura que deixaria Aracaju sem coleta de lixo no carnaval porque ela não estava pagando novamente os contratos. Do nada, na surdina dos bastidores, a Torre anuncia hoje pela manhã um acordo. Aí, quando se fala em acordo entre a Prefeitura e a Torre até meus cabelos se arrepiam”, disse.

O parlamentar relembrou alguns acordos passados feitos entre a Torre e a Prefeitura de Aracaju que resultaram, inclusive, na prisão de servidores e do próprio dona da empresa. “Acredito que vocês estão lembrados da Operação Babel, deflagrada pelas polícias, das prisões, dos afastamento da diretoria da Emsurb, onde o gabinete da presidência era praticamente uma extensão da Torre. Isso, sem falar da imoralidade de até hoje não termos uma licitação efetiva do lixo. Fizeram uma licitação e, quando observaram que a Torre iria perder o contrato, desclassificaram a empresa que ganhou sem nenhuma justificativa plausível. A empresa ganhou na justiça o direito de assumir o contrato e, até hoje, a Prefeitura não cumpre a decisão do TJ e fez um outro contrato emergencial com a Torre”.

Além de estar revoltado com essa relação entre ente público e privado, Elber Batalha ainda relatou desvios do orçamento de secretarias da Prefeitura de Aracaju para pagamento a empresa Torre. “O prefeito Edvaldo Nogueira quer caçoar com a cara da população. Como se diz no sergipanês, é ‘mangar’ do contribuinte. Aí eu pergunto, como é que na Secretaria de Indústria e Comércio, no orçamento do ano passado, tinham R$130 milhões reais e aqui não vimos nada ser investido em turismo e economia, que é para que a pasta é destinada? O próprio secretário me respondeu dizendo que a Prefeitura de Aracaju retirou o dinheiro da indústria, do comércio e do turismo para dar a empresa Torre”, denunciou.