Elber destaca inscrições abertas para o Programa CNH Social
Atento às necessidades da população, o vereador Elber Batalha (PSB) abordou o Programa CNH Social, que está com inscrições abertas até a próxima sexta-feira, 25, durante a sessão da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) desta terça-feira, 22. Ele destacou que essa é uma solicitação frequente que recebe da população.
O Programa Social de Formação de Condutores de Veículos Automotores (CNH Social) é de iniciativa do Governo do Estado e possibilita a retirada da Carteira (Seasic). As vagas desta etapa vão beneficiar 1.200 pessoas.
Elber enfatizou que essa é uma questão que surge constantemente em suas conversas com os cidadãos nas ruas. “Um dos maiores pedidos que, acredito, todo mundo recebeu durante a campanha eleitoral foi o de ajuda para tirar a habilitação. Explicar que isso é proibido pela legislação eleitoral é um grande desafio, pois as pessoas têm dificuldade em acreditar. Por isso, faço questão de registrar a abertura das inscrições para o projeto CNH Social”, comentou.
Durante seu discurso no grande expediente, o vereador destacou a importância dessa oportunidade para quem não tem condições financeiras de arcar com os custos dos exames e taxas administrativas. "É uma chance para essas pessoas obterem a carteira de habilitação gratuitamente, por meio do processo seletivo. A inscrição pode ser feita pelo próprio celular, enviando fotos dos documentos e dos comprovantes de residência e renda", explicou.
Para o parlamentar, tudo isso possibilita ainda mais o crescimento do leque no mercado de trabalho. “Os beneficiados poderão ser motoristas de aplicativo e garantir uma renda extra, aumentando as alternativas profissionais ou até ter uma proposta melhor de emprego, já que algumas precisam de carteira para os cargos.
Estão aptos a oportunidade, pessoas em situação de vulnerabilidade social, com critérios de renda e inscritos no Cadastro Único (CadÚnico), maiores de 18 anos e renda familiar mensal de até dois salários mínimos. O candidato precisa saber ler e escrever, além de morar em Sergipe há pelo menos 2 anos, e não possuir infrações de trânsito graves, gravíssimas ou reincidentes em infrações médias nos últimos 12 meses.
Os cadastros podem ser feitos até a próxima sexta-feira, 25, através do site da Seasic ou da própria página oficial do CNH Social.
*Com informações da Seasic