Elber destaca falta de biópsia do câncer de próstata mais uma vez
O vereador Elber Batalha (PSB) destacou mais uma vez a falta da biópsia de próstata na rede pública de saúde durante a sessão da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) desta quinta-feira, 22. O tema já foi pauta dos seus discursos no começo do ano.
Atento aos assuntos da área da saúde, Elber reforçou o pronunciamento do vereador Camilo (PT) sobre a biópsia. “Não existe, na rede SUS do estado de Sergipe, nenhuma possibilidade de que um homem com diagnóstico do câncer de próstata possa fazer a biópsia para deflagrar o seu tratamento. Ou seja, muitas das vezes, o cidadão consegue fazer a ressonância, ultrassom ou PSA, mas, no protocolo inicial, é indispensável esse e não é disponibilizado”, explicou.
Na oportunidade, ele lembrou que já cobrou providências da situação em fevereiro quando contou o caso do seu amigo Marcelo na tribuna e que infelizmente não resistiu. “Recentemente, perdi um grande amigo e irmão de uma vida, por conta de um diagnóstico tardio de câncer de próstata. Não conseguimos fazer essa parte pela rede SUS e precisamos pagar junto com outros colegas na época”, comentou.
Por fim, o parlamentar sugeriu uma solução. “Fiz uma visita recente ao secretário do município João Vitor dizendo que disponibilizaria os recursos das emendas para a Secretaria de Saúde, para que fizesse o mutirão de biópsias de câncer de próstata em vários pacientes que estão acometidos com esse problema, visando zerar essa fila”, disse.