Elber denuncia novamente falhas na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes

por Anna Paula Aquino, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 29/05/2024 16h12, última modificação 04/11/2024 17h20
Elber denuncia novamente falhas na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes

Foto: China Tom

O vereador Elber Batalha (PSB) repercutiu novamente a situação da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes durante a sessão da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) desta quarta-feira, 29. Na ocasião, ele lembrou da Audiência Pública de sua autoria realizada em abril que debateu o tema com profissionais do local, sindicatos e outras pessoas envolvidas na pauta.   

No dia 8 de abril, a audiência "Os desafios, funcionamento e condições de trabalho na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes" aconteceu para tratar da organização institucional da maternidade com a necessidade de criação de protocolos, além da conscientização do atendimento primário em diversos locais, desde os municípios, evitando assim a superlotação que voltou desde dezembro de 2023 com a falta de acompanhamento no primeiro momento do pré-natal. 

 Hoje, o parlamentar ressaltou que, infelizmente, nada mudou até agora e que ele colheu informações pessoalmente com médicos e amigos que estão lá trabalhando. "Saímos daqui com o compromisso de que ainda no primeiro semestre seria deflagrado o concurso para médicos e enfermeiros. E que o mais breve possível, essa situação seria retomada. Isso em abril e estamos em 29 de maio, quase 50 dias e confirmei hoje que até agora tudo continua igual", alertou.   

Em seu discurso, ele leu o relato de um dos médicos sobre o caso recente de um parto feito pela equipe na instituição com uma gestante que havia tido o diagnóstico de morte cerebral após ser vítima de ferimento de arma de fogo na cabeça, preservando assim a vida do bebê.    

No grande expediente, ele apresentou também o vídeo da história contada e falou que é preciso ter condições para que o melhor seja feito sempre. "Isso foi feito por uma maternidade que está sendo negligenciada em sua especialidade. Esse vídeo é institucional e é muito bonito depois que deu certo, fazer. Mas, é essa própria gestão que não dá estrutura para a maternidade fazer desse caso, uma prática comum de salvação de vidas, usando na maior extensão possível a sua especificidade e a formação profissional desses trabalhadores.   

Por fim, Elber cobrou que as promessas sejam cumpridas. "Concurso já, valorização urgente e a necessidade de que a Lurdinha volte a ser referência para gestações de risco. Para criar condições para crianças que venham a nascer com necessidades de saúde, das mais diversas matizes, possam ser salvas e com uma previsão de futuro", concluiu.