Elber denuncia irregularidades na compra de máscaras pela SMTT

por Luciana Gonçalves, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 18/05/2020 08h50, última modificação 18/05/2020 08h50
Elber denuncia irregularidades na compra de máscaras pela SMTT

Foto: Gilton Rosas

O vereador Elber Batalha utilizou suas redes sociais para denunciar a aquisição de forma errônea de máscaras de proteção contra o Covid-19 pela Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT).

De acordo com o parlamentar, a Prefeitura de Aracaju (PMA), através da SMTT, distribuiu no último dia 30 de abril, máscaras de proteção nos terminais de ônibus da capital. “Até aí, tudo bem. O problema foi o tipo dessas máscaras. Algumas pessoas me procuraram para denunciar a péssima qualidade delas, com apenas uma camada de um tecido inadequado, o que já foi provado pelo Ministério da Saúde que não protege nada”, disse.

Outra denúncia feita por Elber foi em relação ao prazo de licitação e distribuição dessas máscaras. “Essas máscaras, que foram distribuídas no dia 30 de abril só tiveram edital de dispensa de licitação publicados no dia 7 de maio. E, além disso, o valor pago pela Prefeitura por essas máscaras de péssima qualidade foi de R$2,00, num total de 50 mil máscaras. Tivemos uma fatura paga com dinheiro público de R$100 mil por algo que de fato não protege em nada!”, observou.

“A pergunta que fica é: como essa empresa “vendeu” essas máscaras antes da licitação ter sido publicada em Diário Oficial? Como a Prefeitura distribuiu essas máscaras sem licitação? É isso que Edvaldo Nogueira chama que estamos politizando a pandemia? Essa é minha missão: fiscalizar a aplicação do dinheiro do povo. Isso é improbidade administrativa. Para mim está mais que claro que essa dispensa foi direcionada e a empresa entregou parte das máscaras antes de ter sido oficializado o contrato com a Prefeitura. Vamos entrar com uma Ação Popular de Improbidade Administrativa contra o prefeito Edvaldo Nogueira e contra a gestão da SMTT por colocar em risco a população e por usurpar dinheiro da sociedade”.