Elber critica que Prefeitura não esteja passando recursos para o Instituto Histórico

por Luciana Gonçalves, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 27/11/2018 13h23, última modificação 27/11/2018 13h23

Foto: César de Oliveira

O vereador Elber Batalha (PSB) utilizou a Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) para levar reclamações de setores da cultura e da história de Sergipe que lamentaram o ato da Prefeitura Municipal de Aracaju em cobrir o monumento em homenagem a Fausto Cardoso para colocar a decoração natalina da cidade.

Apesar da Prefeitura, depois de diversos protestos, ter retirado as grades ao redor da estátua, Elber lamentou que este ato insensível da gestão municipal tenha acontecido, já que, segundo o parlamentar, ‘um dos mais caros herói da história política sergipana foi literalmente foi engaiolado pela decoração natalina da prefeitura de Aracaju’.

“Isso gerou protestos de várias entidades, inclusive do Conselho Estadual de Cultura, da Academia Sergipana de Letras, e tantas outras que nos procuraram, relatando a falta de sensibilidade cívica e histórica com este ato. Felizmente, concederam liberdade a Fausto Cardoso, sem a necessidade de ‘Habeas Corpus’, voltando a ser uma referência de luta política por igualdade, um orgulho para história do povo sergipano”.

Nesta mesma linha da área da cultura, Elber disse que a direção do Instituto Geográfico de Sergipe reclama que a Prefeitura de Aracaju não paga há 3 meses os repasses dos convênios para àquela instituição, o que tem comprometido de forma efetiva as atividades do Instituto.

“O Instituto Geográfico de Sergipe é uma referência para os estudantes do curso de história como fonte de pesquisa. E apelo à prefeitura de Aracaju que faça o repasse do convênio porque esses valores estão fazendo muita falta àquela instituição”, finalizou.