Elber Batalha se reúne com comissão de Igualdade Racial da OAB Sergipe

por Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 29/09/2023 15h30, última modificação 29/09/2023 15h30
Elber Batalha se reúne com comissão de Igualdade Racial da OAB Sergipe

Foto: Assessoria Parlamentar

O vereador Elber Batalha (PSB) participou de uma reunião com a comissão de Igualdade Racial da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Sergipe (OAB/SE), em seu gabinete para debater o racismo vivido em diversas situações, na manhã desta sexta-feira, 29. Entre as pautas, uma Audiência Pública de indicação do parlamentar que irá discutir o tema no dia 19 de outubro, a partir das 14h, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA).

Diversos casos são relatados e enumerados em todo país, além de divulgados nos meios de comunicação. O encontro tratou de divulgações viralizadas recentemente em grandes redes comerciais e aconteceu ainda com o objetivo de debater a implementação de medidas de prevenção, conscientização e acolhimento de vítimas em situações como essas.

Elber aproveitou a ocasião para se colocar à disposição das grandes causas do movimento negro. “A reunião de hoje foi crucial com a comissão. Estou aberto a ouvir as pautas, ideias, propostas e debates para minimizar os danos desse racismo estrutural na sociedade sergipana”, disse.

Para a advogada Nicoly Mangueira, esse momento é o de informar mais pessoas sobre a realidade do povo negro nas ruas. “Esse assunto é de suma importância, já que é uma realidade diária de todos nós que somos negros. Essa é a nossa vivência e estamos diariamente circulando nesses lugares. Mesmo estando em um lugar da sociedade, o medo acontece por ser uma cidadã comum e passar por isso”, contou.

Ane Manuele Zuzarte, advogada e negra, ressaltou que esse é o começo de uma grande conscientização. “A expectativa é super positiva em um projeto que já vem sendo trabalhado na nossa comissão em vários lugares, inclusive dentro da OAB. Sair para mais uma discussão e pensar em toda a sociedade aracajuana, para nós, é extremamente essencial. Sabendo que podemos levar à Câmara, é aumentar a oportunidade de trazer esse letramento racial para grandes instituições”, declarou.

Ainda na oportunidade, foram alinhados os detalhes da Audiência Pública que debaterá o tema com diversas entidades do movimento negro no próximo dia 19 de outubro, a partir das 14h, no Plenário da Câmara.