Elber Batalha destaca empenho de Márcio Macêdo por Sergipe
As diversas novidades e os benefícios do Governo Federal para Sergipe, por intermédio do Ministro Márcio Macêdo, foram o tema do pronunciamento do vereador Elber Batalha (PSB), na sessão da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) nesta quarta-feira, 13. Em seu discurso, o parlamentar teve ainda comentários com opiniões positivas de vários colegas sobre tudo que vem sendo anunciado nos últimos dias.
Após acompanhar a agenda em Aracaju do Ministro Chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, e do chefe da Assessoria Especial de Assuntos Parlamentares e Federativos, Valadares Filho, na última sexta-feira, 8, Elber relatou tudo que viveu nos eventos que envolveram várias áreas como saúde, educação, agricultura e cultura. Dentre os compromissos, a posse do Prof. Dr. Kleyton Bastos como Superintendente do Hospital Universitário de Aracaju/ Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH); o anúncio das ações de investimentos do Banco do Nordeste com o Plano Safra, 2023-2024; um almoço com a Federação dos Municípios do Estado de Sergipe (FAMES) e a posse de Thiane Araújo na representação do Ministério da Cultura em Sergipe.
Elber fez questão de destacar alguns momentos, como o lançamento do Pro Safra, que contou com a presença do presidente do Banco do Nordeste e ex-governador de Pernambuco, Paulo Câmara. “Vimos linhas de créditos mais tradicionais para comprar adubos, sementes, mas vimos também inovações fantásticas para maquinários de até R$ 50 mil para o pequeno produtor, financiamentos de até 4% ao ano. Além do financiamento da energia solar e o projeto de internet no campo, isso a meu ver tem muito mais com a possibilidade de o agricultor ter aula, assistir a tutoriais feitos pelo Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Agrário, além de atendimento com telemedicina veterinária”, contou.
Entre as pautas, o vereador falou também do almoço com a Fames que resultou no anúncio do presidente Lula desta terça, 12, garantindo a fixação do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) de todos os municípios em 2023. “Isso foi um desafogo impressionante e indispensável para os prefeitos. Alguns não sabiam como iam pagar as folhas de pagamento deste mês, mas o presidente Lula preocupado com o desenvolvimento regional do brasil, em especial do Nordeste, a região que mais sofria com esse problema, fez essa equiparação e esse ato que beneficiará dando um alivio”.
Ainda ressaltando a importância de tudo que aconteceu na última sexta, ele lembrou a grande manifestação cultural que foi a posse de Thiane Araújo na comunidade quilombola da Maloca, na capital. “O Ministério da Cultura voltou, a cultura voltou e Sergipe agora conta pela primeira vez na história com um escritório. Thiane é produtora cultural, militante e estará lá para receber os pleitos, anseios e demandas do movimento cultural e todas as suas vertentes. Como foi bonito ver aquela comunidade assistir uma filha dela tomar posse lá dentro. Essa é a expressão da representatividade de um governo que representa o povo raiz da nossa sociedade”, declarou.
Por fim, Elber comemorou todos os recursos que estão chegando para o nosso estado e elogiou o trabalho do seu agrupamento político em Brasília. “O Proinvest não chegava a 10% do que vai chegar, serão R$ 136 bilhões dispensados para Sergipe. Isso é um ganho que tem que ser comemorado e tem que ser dito o que está sendo feito pelo governo do presidente Lula com a intermediação direta dos sergipanos que participam daquela gestão, a exemplo dos ministros Márcio, Valadares Filho e da secretária do Bolsa Família, Eliane Aquino”, comentou.
Outros vereadores participaram do dia ao lado do ministro, como Vinicius Porto (PDT), Zezinho do Bugio (PSB), Professor Bittencourt (PDT), Sônia Meire (Psol) e Palhaço Soneca (PSD). Na oportunidade, eles prestigiaram o discurso de Elber, concordando com o assunto em questão.
Vinicius Porto contou da sua felicidade de participar da posse no HU e agradeceu ao empenho do ministro. “Fiquei muito feliz que o Dr. Kleyton é o novo superintendente, estávamos lá batendo palma para o doutor e para o nosso ministro que vem fazendo um grande trabalho para o povo sergipano. Márcio, muito obrigado por tudo que vem fazendo pelo nosso estado. Que você possa trazer mais novidades como essa”.
O professor Bittencourt também participou da posse de Thiane e contou a sua experiência. “A posse da Thiane tem uma dimensão expressiva do local, da figura que toma posse e desse contexto que a gente está vivendo. A cultura que foi criminalizada e destruída no governo Bolsonaro. Acho que a gente dá um salto expressivo com a representante do Minc tomar posse naquele espaço quilombola. Quero parabenizar você pela interlocução e Valadares Filho pelo trabalho feito em Brasília, além do meu amigo Márcio Macêdo que tem sido um embaixador de Sergipe pela quantidade de recursos e ações”.
Para Sônia Meire, esse é um dos primeiros passos para a valorização da cultura local. “Quero parabenizar a Thiane que assumiu como representante do Minc em Sergipe. Além da simbologia e do lugar, foi para isso que nós elegemos esse governo. Nós fomos para as ruas para eleger Lula, não para negociar cargos, mas para ter políticas públicas efetivas e a cultura é fundamental para nós. Sem cultura não há avanço da resistência e da luta”.
Zezinho do Bugio já disse como Márcio vem sendo chamado por todo estado. “Quero parabenizar a atuação do ministro. Como estão dizendo, também acredito que ele seja o embaixador de Sergipe”.
Ricardo Marques (Cidadania) se juntou aos demais colegas nos apartes sobre o assunto. “Quero parabenizar Thiane, realmente esse foi um ato simbólico que ocorreu. E quero falar desse volume de recursos que está sendo disponibilizado pelo governo federal. Gostaria que o senhor levasse a nossa saudação para o ministro Márcio Macêdo e também para o Valadares Filho. Espero que esses recursos venham efetivamente servir ao desenvolvimento do nosso estado”.
Fabiano Oliveira (PP) pediu para subscrever o discurso de Elber e aproveitou para parabenizá-lo. “Quero parabenizar o belíssimo pronunciamento. Parabenizar ainda o ministro Márcio Macêdo e também ao querido amigo Valadares Filho”.