Elber alerta para importância do “Setembro Amarelo”
O vereador Elber Batalha (PSB) salientou a importância deste mês com o “Setembro Amarelo” e os cuidados redobrados com a saúde mental durante a sessão da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) da quarta-feira, 4 de agosto. Para o parlamentar, o trabalho precisa ser feito por todos para mais atenção em todas as idades, com foco nas crianças e adolescentes.
No começo do seu discurso no pequeno expediente, Elber levou dados da Fiocruz do começo de 2024 que mostram um aumento de números na taxa de suicídio entre crianças e adolescentes. Para ele, este precisa ser um ponto de alerta imediato. “A Fiocruz em um estudo recente com o aumento da taxa entre crianças e jovens no Brasil. O país aumentou, ao contrário do mundo e a época do Covid pode ter ajudado a subir esses números com essa reclusão. Vários outros fatores psicológicos e educacionais da juventude com o celular e a vida virtual que afasta do contato ou afeto. Isso é preocupante, declarou.
Falando da realidade local, ele registrou que o judiciário sergipano já vive esses casos. “A doutora Lilian Carvalho, promotora de justiça, me alertou para o crescimento de dados de crianças e adolescentes automutiladas com registros nas hostes do judiciário sergipano. A saúde mental da nossa juventude deve ser cuidada de maneira especial”, comentou.
Tratando de Aracaju, ele lembrou que a capital ao que parece só tem uma única referência desse tema que é o hospital São José. “Alguns vereadores aportaram recursos com as emendas e reafirmo a importância de fortalecermos aquela instituição para que ela continue sendo mais atuante e mais forte no desenvolvimento desta área de forma plena. Salvar essas vidas, minimizar o sofrimento de várias famílias e resgatar projetos de vida promissores”, disse o vereador.
Preocupado com os adolescentes viciados em celulares e redes sociais, ele pediu união a todos para mudar tudo isso. “Precisamos trazer a nossa juventude para a vida real. A vida das telas é doentia, uma vida que leva para fora da realidade e onde muitas coisas são vendidas como facilidades, riqueza ou promessa. Muito dessa depressão é de se frustrar em não atingir aquela referência. Que tenhamos compromisso ainda mais neste mês e de quem está ao nosso lado com qualquer sinal de depressão”, finalizou.