"Educar o filho de um pobre é o ato mais revolucionário que pode ser realizado", diz Bittencourt diante do investimento da prefeitura em novas escolas

por Jamile Pavlova- Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 16/05/2024 09h25, última modificação 04/11/2024 17h20
"Educar o filho de um pobre é o ato mais revolucionário que pode ser realizado", diz Bittencourt diante do investimento da prefeitura em novas escolas

Foto: Gilton Rosas

O vereador Professor Bittencourt participou da inauguração da Escola Municipal Infantil Júlio Prado Vasconcelos, no bairro São Conrado e elogiou, em plenário, nessa quarta-feira, 15, o investimento da prefeitura de Aracaju em novas unidades de educação no município.


"O prefeito entregou novas 27 escolas e tem mais 13 para entregar até o fim do mandato. Todas as escolas que o prefeito vem entregando, sem exceção, tem ar-condicionado para o conforto das crianças da periferia de Aracaju. Já está se desenvolvendo o projeto para a instalação de ar-condicionado naquelas que ainda não têm".

A Escola Municipal Infantil Júlio Prado Vasconcelos antes atendia 160 alunos e, com a reforma, terá a capacidade para 420 crianças no berçário até a pré-escola, que serão distribuídas em 14 salas. O investimento, de R$5.513.130,04, vai possibilitar uma nova estrutura com salas de aula climatizadas, novas carteiras e displays interativos; todo o ambiente é adaptado para a acessibilidade; conta com Sala de Recursos Multifuncionais, brinquedoteca, berçário, lactário, sala de leitura e outros espaços criados para contribuir para o desenvolvimento integral dos estudantes.

No plenário da Câmara, o vereador também informou que haverá a abertura de edital para um novo concurso público para o magistério. "Serão 425 novas vagas para a rede pública de Aracaju, mais os cadastros de reservas. Portanto, você que é professor e professora, estudem. O concurso será ainda esse ano, o último concurso foi realizado em 2012 quando eu ainda era secretário municipal de educação".

Bittencourt ainda ressaltou a importância da educação para a construção de uma sociedade mais igualitária.

"Não é uma preocupação apenas de natureza estética, para dizer que tem uma escola bonita, não é uma preocupação apenas com a tecnologia, é uma preocupação com a qualidade do ensino, com a alfabetização na idade certa, com o cuidado para que os filhos dos pobres tenham de fato acesso à educação de qualidade. A única via de ascensão social, o único instrumento que possibilitará os mais pobres à ascensão econômica, política e cultural é através da educação. Educar o filho de um pobre é o ato mais revolucionário que pode ser realizado", finalizou o vereador.